Os Animais da Horta

Escola Básica Monsenhor Miguel Oliveira (Ovar)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Na agricultura biológica, a Bicha Cadela é utilizada para combater os pulgões dos cítricos.

Formas de os atrair e manter:
Para atrair a Bicha Cadela pode-se plantar, por exemplo: Flores, Alfaces, Aipo e Frutas.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
São de grande importância na agricultura, pois atuam como controle biológico.
São insaciáveis no combate aos afídios como os pulgões que atacam a seiva das plantas. Uma única joaninha pode comer cem pulgões por dia. Comem cochonilhas, larvas, ácaros e moscas brancas.

Formas de os atrair e manter:
A primeira coisa que ajudará a atrair joaninhas para a horta será a comida. As joaninhas alimentam-se de pragas e pólen de flores, portanto é imprescindível ter canteiros espalhados pela horta com algumas das seguintes variedades de plantas: lírios, túlipas, girassol, manjericão, coentros, cominhos, cenouras, hortelã, dente de leão, entre muitas outras.
Outra forma, é eliminar o uso de inseticidas porque estes matam-nas da mesma forma que matam outros insetos prejudiciais para a horta. Também ajudará a atrair joaninhas e mantê-las juntas, regar as folhagens das plantas e colocar recipientes rasos com água para as joaninhas beberem. Também podemos construir abrigos para abrigar as joaninhas, pois nos meses de outono e inverno as joaninhas adultas hibernam.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os caracóis são considerados pragas que podem consumir os vegetais das hortas (comem e roem as plantas.)

Formas de os combater:
O caracol tem um olfato muito apurado, razão pela qual plantas com aromas muito fortes têm um efeito defensivo específico, como por exemplo: segurelha, sálvia e o tomilho.
Ter na horta espécies como: porco-espinho, sapo, licranço, musaranho, melro, estorninho, escaravelhos e vaga-lumes porque capturam os caracóis.
Pode-se também espalhar em redor das plantas em perigo, casca de ovo, cal, pó de pedra e cinzas de madeira. Outra forma é a utilização de copos de iogurtes vazios, à altura de terra, e depois enchem-se até 2/3 com cerveja.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
As lagartas crescem muito rapidamente, sendo assim também significa que elas comem bastante. No fundo, a lagarta é prejudicial, pode causar prejuízo, principalmente, em plantações recentes.

Formas de os combater:
Para evitar o seu aparecimento, deve-se começar pela rotação de culturas e por consociações de espécies. Usar casca de ovo (colocar nos canteiros de forma visível); pulverizar as hortaliças (uma vez a cada 15 dias); utilizar caldas ou inseticidas naturais, como seja:
· Alho: (Allium sativum) útil para o controle e repelência de insetos, como a lagarta, pulgões, brocas, cochonilhas e ácaros, é interessante pois não deixa o cheiro do alho nas plantas, pois a solução pode ser preparada com sabão e óleo mineral.
· Tomate: as folhas de tomate (Solanum lycopersicum) possuem ação repelente a pulgões, lagartas e vermes.

Memória descritiva:
Foi com muito entusiasmo que os alunos do 6ºano (turmas A e B), no âmbito do seu Projeto Interdisciplinar subordinado ao tema “A horta biológica”, abraçou o Desafio “Os animais da Horta”.
Na modalidade do E@D, em pequeno grupo de trabalho foi elaborada uma pesquisa sobre os diferentes animais que podemos encontrar numa horta, identificaram quais as espécies que beneficiam ou prejudicam a mesma e o seu nome científico.
No regresso ao ensino presencial, os alunos selecionaram as 2 espécies benéficas e as 2 espécies prejudiciais e iniciaram o trabalho de ilustração de cada um dos espécimes, contornando-as com caneta preta fina e pintando-as, posteriormente com lápis de cor. Seguidamente, e para cada ilustração, foram escritos o nome vulgar do animal bem como o seu nome científico. Por fim, fizeram uma seleção da informação relevante da pesquisa realizada, a colocar na plataforma Eco Escolas.
Foi um trabalho muito gratificante e os alunos conheceram um pouco mais sobre a importância destes pequenos animais na horta, bem como a agricultura biológica, na forma como eliminar algumas pragas de forma simples e caseira.