Os Animais da Horta
Escola Básica e Secundária de Fajões (Oliveira de Azeméis)
Desafio: "Os Animais da Horta"
ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
As joaninhas combatem e eliminam os pulgões que são prejudiciais para plantas como as roseiras. As joaninhas também se alimentam de ácaros.
Formas de os atrair e manter:
Para atrair as joaninhas é preciso que as flores tenham pólen pois estas alimentam-se dele. São atraídas por algumas flores como os dentes-de-leão, os coentros e as ervas-doces. As joaninhas também precisam de água e abrigo para sobreviver.
Espécie 2:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
Excelentes polinizadores.
Formas de os atrair e manter:
Proporcionar locais com água e locais de abrigo, plantas coloridas e respeitar o seu espaço.
ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Alimenta-se das plantas cultivadas, nomeadamente, couves.
Formas de os combater:
Colocação de rede para que a borboleta não toque nas folhas das couves e assim não vai colocar ovos.
Plantação de ervas aromáticas com efeito repelente (erva-cidreira, salva, orégãos, alecrim e flores de calêndula).
Pulverizar com soluções repelentes caseiras, com sabão neutro e outros ingredientes da cozinha.
Espécie 2:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Alimenta-se das plantas cultivadas, nomeadamente, alfaces.
Formas de os combater:
Introduzir na hora espécies que se alimentam dos caracóis, nomeadamente, o sapo.
Ter na horta plantas com aromas fortes pois os caracóis afastam-se desses aromas. Por exemplo, sálvia e o tomilho.
Memória descritiva:
O trabalho foi incluído nas atividades letivas da disciplina de Ciências Naturais. Aos alunos foi explicado o que era pretendido assim como a indicação de alguns sites que poderiam ser utilizados na pesquisa que teriam de desenvolver. Após a entrega dos trabalhos, foi elaborado um padlet onde foram expostos os vários desenhos. A esse padlet tiveram acesso, num primeiro momento, os alunos da turma e, posteriormente, foi aberto quer aos seus encarregados de educação quer a toda a comunidade escolar (neste caso, através da partilha do link no site do agrupamento).