Os Animais da Horta

Escola Básica Integrada/ JI D. Carlos I (Sintra)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As borboletas polinizam as flores e outras plantas quando se alimentam do seu néctar. existem algumas espécies de borboletas que são prejudiciais como as borboletas da couve, cujas lagartas se alimentam das folhas das couves, mas não é o caso desta espécie.

Formas de os atrair e manter:
Para atrair e manter estas espécies devem-se plantar várias espécies de flores na horta e manter uma charca de água por perto.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As aranhas são as principais predadoras de insetos maus. Comem mais insetos prejudiciais que todos os restantes insetos juntos.

Formas de os atrair e manter:
Além das plantas atraentes, é muito importante contar com a água para atrair auxiliares. Criar pontos de água permite a presença de alguns predadores.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os pulgões alimentam-se da seiva das plantas como a faveira, acabando por levar à morte da planta, se estiverem em grande quantidade.

Formas de os combater:
Há várias formas de combater os pulgões, atraindo predadores ou utilizando inseticidas naturais. As joaninhas são grandes predadores dos pulgões e estas podem ser atraídas para a horta com hotéis para insetos ou plantando flores como as capuchinhas. Há vários produtos naturais que podem ser feitos, nomeadamente diluindo 100 gr de sabão azul e branco em 5 L de água morna. A principal acção deste insecticida natural ocorre devido a acção sob a camada cerosa que serve de proteção, danificando-a e impedindo a respiração. As pragas de insectos acabam por morrer por asfixia.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os caracóis alimentam-se das plantas da horta, acabando por destruir muitas das plantações.

Formas de os combater:
Há várias formas de os combater, nomeadamente através de predadores como rãs, sapos ou pássaros, introdução de plantas aromáticas como tomilho, segurelha ou sálvia ou utilizando barreiras físicas como cinzas ou areia à volta das plantas. Também se podem utilizar armadilhas, colocando copos de cerveja ao nível do solo, sendo os caracóis atraídos pelo cheiro.

Memória descritiva:
Os alunos começaram por procurar e capturar em frascos de vidro pequenos animais na horta com a ajuda de lupas de mão. Os desenhos foram feitos a partir dos pequenos animais capturados, tendo estes sido posteriormente libertados novamente no mesmo local, exceto o caracol e os pulgões que foram libertados fora da zona da horta. Após as ilustrações estarem terminadas, os alunos realizaram as suas pesquisas no Centro de Recursos Educativos da escola, tendo tirado os seus apontamentos de cada animal para o seu respetivo caderno de campo.