Os Animais da Horta
Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)
Desafio: "Os Animais da Horta"
ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
As abelhas são insetos polinizadores são muito importantes para as hortas e jardins. Elas são tão necessárias para os ecossistemas e não há nada que possa substituir a sua eficiência.
As abelhas são de vital importância para a agricultura. Sem elas, não se poderia manter a vida vegetal na terra, já que para a reprodução vegetal é necessária a propagação do pólen; mesmo para as variedades que polinizam-se autonomamente, os insetos polinizadores são benéficos porque aumentam a produtividade e a qualidade.
Formas de os atrair e manter:
Existem formas de atrair e manter as abelhas como sejam: plantar variedades de plantas que atraiam insetos pelo seu aroma ou cores., nomeadamente pelas cores como o amarelo, branco, azul; usar produtos ecológicos para tratar doenças e pragas; intercalar a plantação das plantas de flores com os vegetais; se possível colocar grupos de flores atraentes fora das zonas com mais passagem já que as abelhas procuram tranquilidade e proteção para se alimentarem; procurar que plantas silvestres crescerem onde não há cultivo; construir abrigos para as abelhas com materiais reaproveitados ou outros tipos de ninhos.
Espécie 2:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
Os solos que possuem grande quantidade de minhocas são considerados solos muito férteis, daí elas trazerem grandes vantagens para as hortas e jardins. As minhocas são animais detritívoros, produzindo húmus. O húmus é muito importante para o crescimento das plantas, pois contém azoto, fósforo e potássio, nutrientes necessários para a planta crescer e se desenvolver, prolongando e potencializando a sua adubação.. Além deste fator importante, elas vão fazendo túneis, que favorecem a ventilação das raízes das plantas, permitindo levar mais oxigénio às raízes das plantas e a penetração da água das chuvas, contribuindo para uma melhor absorção de água pelas raízes. Elas também fazem um controle das pragas que podem surgir em seu solo.
Formas de os atrair e manter:
Precisamos de ter nas hortas, jardins e floreiras solos escuros, com uma espessura considerável, com alguma humidade e pouca luminosidade.
Para atrair e manter as minhocas no solo podemos recorrer a vários processos como a compostagem, vermicompostagem e à construção de minhocários. A compostagem é fácil de fazer, recolhendo os materiais orgânicos transformando-os em composto ótimo para os solos agrícolas. A vermicompostagem é uma forma excelente de reciclar os restos da cozinha e transformá-los em algo simplesmente bom para a horta ou jardim. O minhocário serve para produzir húmus nas nossas casas de forma simples que depois servirá para fertilizar a horta.
ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os gafanhotos podem ser considerados uma praga nas hortas. Eles comem folhas, flores e caules tenros das plantas. O gafanhoto é um inseto capaz de comer o correspondente ao seu peso num dia. Quando a fome ataca eles comem vorazmente outros vegetais sem ser produtos hortícolas. A voracidade dos gafanhotos e da rapidez com que comem podem fazer enormes devastações nas culturas agrícolas.
Formas de os combater:
Existem algumas formas combater biológicas os gafanhotos como sejam: plantar tomateiros, mangericão, alecrim e arruda que funcionam bem como repelentes; colocar uma camada de mulching com palha ou composto; sachar e fresar o solo à profundidade de 15 cm de modo a trazer os ovos à superfície e/ou apanhar manualmente à noite com a ajuda de uma lanterna.
Espécie 2:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os caracóis são considerados pragas que podem consumir os vegetais das hortas. Além de danificarem folhas, caules, flores e bolbos, são muito dados à reprodução, pelo que podem multiplicar-se rapidamente na horta ou no jardim. Na época mais húmida do ano é quando estes molusco atacam mais as hortas.
Formas de os combater:
Os caracóis tem um olfato muito apurado, razão pela qual plantas com aromas muito fortes têm um efeito defensivo específico como por exemplo: segurelha, sálvia e o tomilho. Também as folhas de feto ou de tomateiro podem ser espalhadas entre as culturas a defender na categoria de cobertura do solo que acabam por “afugentar” os caracóis. Poderá recorrer a outras alternativas como por exemplo espalhar casca de ovo ou cal, pó de pedra ou cinzas de madeira em faixas defensivas ao redor das plantas em perigo. Outra forma caseira é a utilização de copos de iogurtes vazios, à altura de terra, e depois enchem-se até 2/3 com cerveja. Os caracóis são atraídos pelo cheiro a lúpulo e malte como por magia e afogam-se nesta bebida. Existem ainda espécies que podem ser introduzidas nas hortas biológicas que capturam os caracóis, como melro, sapo, estorninho e outros.
Memória descritiva:
O Clube do Ambiente da escola cuida de uma pequena horta e os alunos da região quase todos têm um pequeno espaço onde plantam algumas culturas e outros fazem a sua horta na varanda ou pátio. Assim, quando surgiu o desafio "Os animais da horta" ficaram entusiasmados e começaram a tirar fotografias a alguns animais da horta na escola. Tínhamos uma lista grande de animais que depois fomos selecionando até escolhermos os anteriormente apresentados. Os alunos com jeito para desenhar ilustraram com facilidade estes animais. Este trabalho de ilustração foi realizado já no período de aulas online, onde posteriormente todos foram visualizados e escolhidos os quatro melhores. Foi um trabalho muito gratificante e os alunos conheceram um pouco mais sobre a importância destes pequenos animais na horta, bem como a agricultura biológica, na forma como eliminar algumas pragas de forma simples e caseira.