Os Animais da Horta
Centro de Educação e Desenvolvimento D. Nuno Álvares Pereira (Lisboa)
Desafio: "Os Animais da Horta"
ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
Se não houver abelhas, não se dá 80% da polinização, não haverá alimentos para grande parte dos pássaros, insetos e outros animais, toda a cadeia alimentar sofre, os animais morrem. O ecossistema fica destruído. Além disso, as abelhas contribuem em muito para a biodiversidade no planeta. As abelhas polinizam flores selvagens que enriquecem as paisagens e jardins.
Formas de os atrair e manter:
Limitar o uso de pesticidas e preferir produtos biológicos também é uma boa forma de contribuir para a conservação das abelhas e aumento das suas populações – além dos efeitos benéficos para a saúde, para os ecossistemas e para centenas de outras formas de vida que não as abelhas. Procure ter no seu jardim diversidade de plantas “amigas das abelhas”: manjerico, funcho, malva, manjerona, orégãos, alecrim, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, papoilas... muitas flores!
Espécie 2:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
De todos os insetos auxiliares numa horta, este é talvez o mais conhecido. São insaciáveis no combate aos afídios como os pulgões que atacam a seiva das plantas.
Uma única joaninha pode comer até cem pulgões por dia! A joaninha também é eficiente a combater ácaros, moscas da fruta, piolhos da folha e lagartas pequenas.
Contudo, é preciso ter em atenção que não é só na fase adulta que a joaninha tem estes hábitos predadores. Mesmo na fase de larva, ela é bastante ativa e “esfomeada”.
Formas de os atrair e manter:
Procure descobrir o formigueiro nas redondezas e destrua-o. Isso vai ajudar o trabalho das joaninhas. Se não encontrar joaninhas na sua horta, já é possível comprar kits comerciais para criar joaninhas.
Depois é só libertá-las plantas atingidas. Mas não se deve exagerar.
Se libertarmos demasiadas joaninhas, acabamos por criar um desequilíbrio no ecossistema da horta.
ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
O pulgão suga e alimenta-se da seiva das plantas roubando a água e nutrientes, o que as deixa enormemente fracas. Mas este não é o principal problema, e sim o melaço que é segregado para subornar as formigas, e que este caldo de cultivo de vários fungos e bactérias. Esse caldo de cultivo é o que pode trazer sérios problemas e inclusive matar as nossas plantas.
Formas de os combater:
Quanto mais observarmos o estado de saúde das nossas plantas, olharmos o reverso das folhas e a sua rigorosidade, menor será o risco de padecer qualquer praga e mais eficiente será a retirada manual. O objetivo não é eliminar completamente o pulgão, e sim evitar que a nossa horta não sofra danos sem a encher de inseticidas nem produtos químicos agressivos. Um pouco de pulgão não faz mal, mas devemos encontrar o equilíbrio.
Espécie 2:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
A lagarta da couve é um inseto voraz, que adora comer não somente a folha que lhe dá nome, mas também brócolos e rúculas. De tão faminta, ela devora estas hortaliças até o talo, deixando na horta um rastro de destruição.
Formas de os combater:
Para evitar a superpopulação de lagartas na horta, também existem outros truques e remédios. Um deles, por exemplo, é o uso de uma simples casca de ovo. Colocada nos canteiros, de forma bem visível, funcionam como espantalhos para as borboletas, que ao verem os ovos evitam o ambiente, pois acreditam que as mesmas sejam de pássaros, predadores das lagartas. Outra recomendação é pulverizar as hortaliças com chás repelentes, acrescidos de sumo de cebola, chá ou tintura alcoólica de alecrim, chá de fumo de corda e alho, ou então, pimenta malagueta agregada à solução de sabão.
Memória descritiva:
Ao longo de algumas semanas, nas aulas de ciências naturais, os alunos do 5ºA realizaram observações nas suas hortas e, principalmente, na horta da escola e identificaram alguns insetos e animais presentes nas culturas, no âmbito da biodiversidade.
Em aula observam-nos à lupa binocular e realizaram ilustrações (no máximo quatro) das espécies identificadas.
Posteriormente, os alunos realizaram (grupos de dois) pesquisas na internet sobre quais desses insetos/animais são benéficos e quais poderiam ser prejudiciais para as plantas. Com os resultados das pesquisas construíram PowerPoints para apresentarem à turma.
No final, escolheram o melhor trabalho para colocarem na plataforma do Eco-Escolas.