Os Animais da Horta

Escola EB1/JI de Vale Pedras (Albufeira)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
São predadores vorazes de emboscada. Sua alimentação consiste em outros insetos como moscas, mariposas, borboletas, grilos e gafanhotos, além de lagartos... Devido à sua voracidade, são empregados na agricultura e na jardinagem, uma vez que, na ausência de pesticidas, são um fator importante no controle de pragas de jardim.

Formas de os atrair e manter:
Não temos conhecimento.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Elas vivem enterradas (são animais subterrâneos), escavam galerias e canais no solo, buscando abrigo e restos vegetais, os quais são seu principal alimento, ingerido com grandes quantidades de terra. Elas são, portanto, animais detritívoros, pois se alimentam de detritos de várias origens. As fezes das minhocas contém terra ingerida misturada com matéria orgânica, compondo o húmus de minhoca, um ótimo fertilizante. A utilização de minhocas tem efeitos benéficos na fertilidade do solo, pela mistura de solo e matéria orgânica presente em seus dejetos e formação de túneis, que provoca mudanças nas características físicas e químicas do solo, proporcionando melhores condições ao crescimento adequado das mudas. A utilização de húmus de minhoca aumenta o teor de matéria orgânica no solos e o fornecimento de elementos essenciais ao solo como nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre e também micronutrientes. Além disso, proporciona aumento da capacidade de retenção da água da chuva.

Formas de os atrair e manter:
Dando-lhes as condições adequadas...

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os caracóis são essencialmente herbívoros pois comem verduras como a couve e a alface, frutos carnosos como a melancia, banana e maçã... podem devorar plantações. São animais de hábitos noturnos e vorazes, pois comem uma grande quantidade de alimentos. Mas essa voracidade está diretamente relacionada ao clima e às estações do ano: não se alimentam por vários dias em clima seco e quente mas consomem diariamente cerca de 40% de seu peso nos dias frescos.

Formas de os combater:
Colocando casca de ovo cozida e partida e/ou borra de café, formando uma barreira.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Não implica desvantagens na nossa horta, porque não temos funcho plantado, no entanto plantamos a planta arruda com intenção de a alimentar.

Formas de os combater:
Não a combatemos, por ser considerada em vias de extinção.

Memória descritiva:
O nosso trabalho foi realizado com fotografias que fomos tirando ao longo do ano. Realizámos pesquisa sempre que necessário na internet, com o intuito de verificar se essas espécies eram nocivas, procurando formas de combater biologicamente. No caso de animais em vias de extinção tentamos manter o animal, não o prejudicando.