Os Animais da Horta
Escola Básica de Lagoa (Vila Nova de Famalicão)
Desafio: "Os Animais da Horta"
ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
A aranha - Se encontrar aranhas no nosso jardim ou na horta é um bom sinal, de todos os bichos do jardim, as aranhas são os que mais comem possíveis pragas.
Formas de os atrair e manter:
A aranha - Sua distribuição está relacionada principalmente com as condições climáticas e o tipo de vegetação característico de cada habitat.
Espécie 2:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
Abelhas - As abelhas apresentam uma grande importância económica, já que diversas substâncias produzidas por elas são utilizadas pelo homem de diversas formas. Entre as diversas utilidades, podemos destacar o uso de ceras na fabricação de cosméticos e o uso medicinal do mel e do própolis.
Formas de os atrair e manter:
Abelhas - Criação de canteiros de flores.
ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os caracóis são essencialmente herbívoros pois comem verduras como a couve e a alface, devido a esta característica, não são bem-vindos nas nossa horta biológica.
Os caracóis terrestres são encontrados em ambientes de solo húmido, não encharcado e são difíceis de ser observados durante o dia, uma vez que grande parte de suas atividades ocorrem durante a noite.
Formas de os combater:
O ideal é limpar o local, começando por remover detritos espalhados pelo chão, como galhos, folhas decompostas, ervas daninhas e restos de plantas, que podem servir de alimentos para os moluscos, além de pedras e tijolos, porque eles adoram esconder-se debaixo desses elementos.
Espécie 2:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
A seu principal alimento são folhas, além de vários tipos de frutas, legumes, como brócolos, cenouras... Insetos mortos, desde que não possam passar algum tipo de doença para o grilo, também são um ótimo alimento.
Formas de os combater:
.
Memória descritiva:
Observação da horta e canteiros.
Registos fotográficos.
Os alunos realizaram pesquisas.
Diálogo em sala de aula.
Desenho e pintura dos animais.