Os Animais da Horta

Escola Básica de Agra Maior (Vila Nova de Famalicão)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Tesourinha
São predadoras naturais de ovos de larvas, pulgões e moscas brancas que atacam as cenouras e couves. Gostam também de comer lagartas pequenas.

Formas de os atrair e manter:
Há muitas formas de encorajar um conjunto de aliados naturais que incluem plantas, animais e insetos, por exemplo: plantar na horta flores, o cravo-da-índia ou tagetes, conhecidos vulgarmente por cosmos, atraem a tesourinha e também a mosca das flores. Outras flores como a capuchinho ou chagas, são conhecidas por atraírem pragas, podendo assim funcionar como plantas “sacrificiais”. Se plantar capuchinhas perto das favas, vai manter os pulgões afastados das favas, uma vez que estes vão ser atraídos pelas flores das capuchinhas. As ervas aromáticas e os girassóis, funcionam como atração dos polinizadores.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Mosca das flores
São predadoras naturais de ovos de larvas, pulgões e moscas brancas que atacam as cenouras e couves. Gostam também de comer lagartas pequenas.

Formas de os atrair e manter:
Há muitas formas de encorajar um conjunto de aliados naturais que incluem plantas, animais e insetos, por exemplo: plantar na horta flores, o cravo-da-índia ou tagetes, conhecidos vulgarmente por cosmos, atraem a tesourinha e também a mosca das flores. Outras flores como a capuchinho ou chagas, são conhecidas por atraírem pragas, podendo assim funcionar como plantas “sacrificiais”. Se plantar capuchinhas perto das favas, vai manter os pulgões afastados das favas, uma vez que estes vão ser atraídos pelas flores das capuchinhas. As ervas aromáticas e os girassóis, funcionam como atração dos polinizadores.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Lagartas: são insetos que estão em numa fase que precisam se alimentar muito para entrar na fase da pupa, onde se desenvolverão para se tornarem borboletas. Elas devoram as folhas e são realmente problemáticas.

Formas de os combater:
Fazer uma receita caseira: 1 cebola, 4 dentes de alho, água, vinagre e detergente, triturar e borrifar sobre a planta afetada.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Cochonilhas: de 3 a 5mm, têm cor castanha ou amarelados, esses insetos atacam as folhas, deixando-as com aparência lustrosa devido a um óleo que excretam. Estes insetos também deixa a “porta aberta” para outras pragas

Formas de os combater:
Fazer uma receita caseira: 1 cebola, 4 dentes de alho, água, vinagre e detergente, triturar e borrifar sobre a planta afetada.

Memória descritiva:
Este ano letivo a nossa horta mudou de lugar. Durante o confinamento, as Sras. Assistentes operacionais prepararam uma surpresas para os alunos da escola.
A nossa horta pequenina e quase sempre envasada, agora tinha um espaço delimitado por pneus, era maior e tinha espaço suficiente para experimentarmos mais culturas.
Assim, em março, quando regressamos deitamos mãos à obra. Usamos o composto do compostor para adubar a terra e plantar: alfaces, pimentos, ervilhas, tomates, curgete, cebolo e batatas. Também semeamos ervas aromáticas: hortelã, funcho, camomila, erva cidreira, cebolinho, endro, manjericão e orégãos
Metodologia:
Na sala de aula, comunicamos aos alunos o desafio que o programa Eco-escolas nos propôs:
• investigar os diferentes animais que podemos encontrar numa horta e identificar quais as espécies que beneficiam ou prejudicam a mesma.
• Identificar de 2 espécies de animais benéficos, e explicar as vantagens destes animais na horta e formas de os atrair e manter.
• Identificar de 2 espécies de animais prejudiciais, e explicar sobre as implicações destes animais na horta e forma de os combater.
Iniciamos o nosso trabalho com a visualização dos links sugeridos e dialogamos sobre cada inseto. Descobrimos que o caracol não é um inseto, mas, pertence à família dos moluscos, porque tem uma concha.
Foram as crianças que escolheram.
O trabalho realizado foi feito sobretudo com a visualização de vários vídeos, porque as crianças ficaram entusiasmadas em ver os insetos a passear na horta. Também verificamos se a nossa horta estava infestada. Fizemos a receita caseira na escola e, as crianças levaram escrito num papel para os pais fazerem em casa. Os alunos também trouxeram casca de ovo, para esmagar e colocar na horta em volta das plantas, para combater os caracóis.
Depois cada um coloriu e fez o animal que mais gostou de ver.