Os Animais da Horta

Escola Secundária Dr. Júlio Martins - Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins (Chaves)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As Abelhas, Apis mellifera, são insetos polinizadores de vital importância para a agricultura e os ecossistemas. Além do excelente mel que produzem, através da polinização as abelhas são responsáveis pela reprodução de muitas plantas, ajudam a aumentar a produtividade da horta e a qualidade de frutos e flores.

Formas de os atrair e manter:
Salientamos algumas formas de atrair e manter estes insetos na horta: plantar variedades de plantas, flores coloridas e ervas aromáticas (alecrim, menta, orégão, tomilho, erva-cidreira, etc.) que atraem estes insetos seja pelo seu aroma ou cores; não ter fumo na horta; evitar pesticidas e usar produtos ecológicos para as pragas; terem pontos de água e construir um abrigo, por exemplo num tronco seco com alguns buracos.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As minhocas são anelídeas que têm um papel importante na agricultura, especialmente no solo da nossa horta. Melhora o arejamento, drenagem, textura, dispersão dos microrganismos, cavando túneis e a fertilidade através da decomposição de material orgânico, produzindo húmus.

Formas de os atrair e manter:
É importante criar formas de as atrair e manter. Devemos manter a terra húmida e rica em nutrientes (borras de café, buracos com restos de cozinha, folhas, casca de árvores, palha e esterco), evitar trabalhar a terra com ferramentas afiadas (enxada, escardilho, pá), usando a forca dupla para cavar, controlar os inimigos (toupeiras, sapos, lacraias, pássaros e formigas) e evitar que a terra fique demasiado seca ou encharcada.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
A lagarta da couve é um inseto voraz, que adora comer não somente a folha da couve, mas também brocolis, rúculas, produzindo grande quantidade de excrementos. Devora estas hortaliças até o talo, deixando na horta um rastro de destruição. O adulto é uma borboleta que põe, geralmente, os ovos na face inferior das folhas. Esta última e a lagarta da couve são companheiras inseparáveis, pois elas são fases diferentes de desenvolvimento do mesmo inseto.

Formas de os combater:
Para evitar e combater esta praga podemos recorrer a algumas estratégias, tais como: colocar uma rede para evitar que a borboleta toque nas folhas das couves e assim não pôr os ovos; colocar cascas de ovo, de forma bem visível, servindo de espantalho; plantar ervas aromáticas com efeito repelente (erva-cidreira, hortelã, salva, orégãos, alecrim) e plantas amigas e boas companheiras; plantar nabiças, espécie invasora que servirá de alimentos à lagarta e pulverizar com soluções repelentes caseiras ( sabão neutro e outros ingredientes da cozinha, chá de cebola ou alecrim).

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
O caracol é um molusco herbívoro de hábitos noturnos, considerado uma praga para a agricultura. Comem basicamente verduras como, por exemplo, couve, alface, frutos carnosos como a melancia, banana e maçã e ração rica em cálcio, entre outros. Reproduzem-se facilmente, podendo multiplica-se rapidamente.

Formas de os combater:
Formas de os combater: predadores naturais (sapos, rãs, ouriços, melro, estorninho, escaravelhos e vaga-lumes etc.); plantas repelentes (alecrim lavanda, capuchinha, gerânios, mostarda, folhas de feto ou de tomateiro etc.); barreiras físicas (barreiras de serradura ou cinza e cascas de ovos esmagados.); rega por gotejamento (evita excesso de humidade); eliminar ovos e recolha manual de caracóis e lesmas;
Armadilhas (de bricolage ou armadilhas prontas a usar, como enterrar recipientes de boca larga e enchê-los com cerveja).

Memória descritiva:
A atual situação pandémica obrigou-nos a repensar a forma de ensinar e aprender. Para as nossas crianças a exploração do espaço exterior, passou a ser um meio privilegiado de novas aprendizagens e aquisição de competências. Foi sempre nossa premissa a preservação do meio ambiente, através da reciclagem, reutilização de materiais e recurso a elementos da natureza, sem a prejudicar.
Pudemos observar as modificações da natureza e comportamentos de alguns animais (caracol, aranha, minhoca, abelha, bichos-da-seda, lagarta), realizando pequenos projetos, recorrendo à observação direta (caracolário, minhocário, bichos da seda e aranhas) e pesquisas, utilizando vários recursos. Para a participação no concurso “Os animais da horta”, tornou-se assim fácil identificar e complementar informação, sobre os animais que beneficiam e prejudicam a horta e as formas de os atrair e combater.
Os desenhos das espécies foram elaborados pelas crianças que gostam de desenhar, utilizando o lápis de carvão, recorrendo à observação direta dos animais da sala e fotografias. Na pintura foram utilizadas tintas naturais, feitas com as crianças, usando restos de especiarias (pimentão doce, caril, açafrão, noz-moscada, pimenta preta e canela), de legumes (couve e espinafres), sumo de cerejas do chão, café, carvão e corante alimentar. Trabalho do pré escolar, turma 0E