Os Animais da Horta

Escola EB Bairro (Vila Nova de Famalicão)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As abelhas são muito importantes para a horta pois fazem a polinização das plantas e transportam o pólen de umas plantas para as outras. Aproximadamente metade das plantas que nós comemos necessitam das abelhas para a polinização. As abelhas são responsáveis pela polinização das amendoeiras, pereiras, macieiras, morangueiros, melões, etc.

Formas de os atrair e manter:
Podemos atrair abelhas tendo na nossa horta algumas plantas que as abelhas gostem como por exemplo os girassóis, melões, aboboras ou flores silvestres amarelas, azuis e brancas. Para as manter podemos construir um abrigo como um tronco seco.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As joaninhas são fundamentais para a nossa horta pois combatem os afídios como por exemplo os pulgões. Por dia uma joaninha pode comer no máximo 100 pulgões.
Ela também ajuda a combater ácaros, moscas da fruta, piolhos da folha e lagartas pequenas.

Formas de os atrair e manter:
Podemos atrair joaninhas tendo na nossa horta plantas produtoras de pólen porque fazem parte da dieta delas. Podemos ter lírios e tulipas, pois são as suas preferidas.
Para as manter semeamos as nossas plantas preferidas, que vão atrair pulgões, e assim as joaninhas combatem os pulgões, defendem a nossa horta e ficam.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
As lagartas são prejudiciais para a nossa horta porque atacam as plantas, tanto nas raízes, que estão enterradas, como nas folhas ou nos frutos. Elas alimentam-se das folhas das hortaliças e as mais agressivas até devastam todas as folhas. Existem outras lagartas que, na fase de crescimento das plantas, atacam os rebentos e assim impedem a planta de crescer. Há ainda lagartas que atacam alguns frutos, como o tomate, a maça e a pera, perfurando-os.

Formas de os combater:
Para combater as lagartas tendo na nossa horta animais, como por exemplo a bicha-cadela, que se alimentam de lagartas. Outra forma de as combater é uma mistura de farinha de trigo (20g) e água (1 L) para pulverizar nas plantas nos dias quentes e secos, porque a mistura vai secar, envolvendo as lagartas, que depois cairão ao chão.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os caracóis são prejudiciais para a horta porque atacam as folhas, os caules, as flores e os bolbos das plantas. Aparecem principalmente de noite, no verão, em dias de chuva. Os caracóis reproduzem-se muito facilmente, pelo que rapidamente infestam a horta.

Formas de os combater:
Para os combater podemos plantar anis ou capuchinhas na horta ou perto dela, pois estas plantas repelem os caracóis. Outra forma de os combater é termos ouriços cacheiros e sapos na horta porque são predadores dos caracóis. Podemos também colocar cascas de ovo em redor das plantas ou da horta porque os caracóis evitarão passar por cima das cascas afiadas.

Memória descritiva:
Os alunos fizeram pesquisa na internet e em casa, junto de familiares (pais, avós...) recolheram informação e fizeram a ilustração através da observação direta ou de gravuras recolhidas.