Os Animais da Horta

Escola Básica S. Miguel - Milharado (Mafra)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Os escaravelhos da terra são bons para exterminar as lagartas e insetos prejudiciais às plantas.

Formas de os atrair e manter:
Para atrair os escaravelhos, é essencial não utilizar pesticidas, o que acontece na nossa horta biológica.
Devemos manter o canteiro estável, sempre com plantas e regadas em tempo seco, fornecendo assim, alimento e um local seguro para se esconderem.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Ao escavarem os seus tuneis, ajudam na oxigenação e drenagem dos solos. Fertilizam naturalmente os solos ao descartarem os nutrientes que comem, em forma de húmus...o melhor húmus que existe.

Formas de os atrair e manter:
Para manter estes seres essenciais à saúde dos solos e plantas, temos que manter os solos sempre húmidos e evitar utilizar utensílios afiados quando tratamos da horta.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
As lagartas chamadas "lagarta da couve" devoram as folhas das plantas, principalmente, couves, brócolos...deixando tudo destruído. Alimentam- se vorazmente e o seu desenvolvimento culmina quando se transformam em borboleta.

Formas de os combater:
Quando se encontram em fase de larva é fácil retirá- las manualmente, assim como os seus ovos. Também tivemos ajuda dos escaravelhos que as dizimam.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
A borboleta deposita os seus ovos nas plantas, ovos esses dos quais "nascem" lagartas, que se alimentam das plantas enquanto se desenvolvem, transformando- se posteriormente em borboletas. Podem assim, tornar- se uma praga.

Formas de os combater:
Colocámos casca de ovo no canteiro, funcionando como "espantalho" e evitando que depositem os seus ovos. Também tivemos ajuda dos escaravelhos que as dizimam.

Memória descritiva:
As turmas responsáveis por este trabalho foram duas, uma de pré- escolar e outra de 1º ciclo.
Quando de deslocavam semanalmente à sua horta, os meninos do pré- escolar identificaram e fotografaram os animais que encontraram. Depois ilustraram- nos e deram a conhecer, por email, à turma de 1º ciclo, que fez a pesquisa sobre as características e modo de vida desses animais, assim como o seu impacto da horta. O resultado das pesquisas foi depois passado aos meninos do pré-escolar.
Deste modo, ambos os grupos conseguiram compreender como agir perante a presença destes animais nas suas hortas.