Os Animais da Horta

Escola Básica e Secundária de Paredes (Paredes)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As joaninhas desempenham um dos papéis mais eficazes no controle de várias pragas, principalmente os purgões.

Formas de os atrair e manter:
Para atraíl-as devemos plantar na horta: funcho, dentes de leão, cominhos, coentros entre outros.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As abelhas são eficazes no processo de polinização.

Formas de os atrair e manter:
As formas de atrair estes insetos é dispor de plantas aromáticas e flores vistosas.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
A lagarta provoca prejuizo e destrói as lavouras, comendo as folhas e ferfurando os frutos.

Formas de os combater:
Para as eliminar devemos atrair pássaros, colocar cascas de ovosou efetuar catação manual.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
O pulgão suga e alimenta-se da seiva das plantas roubando sua água e nutrientes, o que as deixa muito fracas.

Formas de os combater:
A prevenção contra uma praga baseia-se em fazer : uma rega adequada à planta e ao clima, um adubo orgânico sólido de liberação lenta, considerar os calendários de cultivo recomendados, orientar corretamente a nossa horta para obter as horas de sol necessárias e principalmente elevar ao máximo possível a biodiversidade, plantando o maior número de plantas possíveis.

Memória descritiva:
Escola Básica e Secundária de Paredes
Coordenadora Eco-Escolas: Professora Lídia Vale
Trabalho desenvolvido em grupo turma (6.ºA, B, G e E)
Tema: Os Animais da Horta
“A prática de agricultura biológica na horta é considerada um agente promotor da biodiversidade, uma vez que encerra em si práticas que a protegem e promovem, como a não utilização de pesticidas e herbicidas, a rotação de culturas e o controlo natural de pragas. Estas práticas preservam os habitats dos diferentes seres vivos e aumentam a disponibilidade de alimento, promovendo o aumento da quantidade de animais no espaço da horta.
Por sua vez, a presença de determinadas espécies pode ser vantajosa para a produção e sustentabilidade na horta. Por exemplo, insetos polinizadores, como as abelhas e borboletas, contribuem para a polinização de cerca de 80% das plantas e os insetos auxiliares ajudam a controlar populações de pragas, como é o caso das joaninhas, que se alimentam dos prejudiciais afídios.
Por outro lado, existem espécies cuja presença pode tornar-se prejudicial, podendo causar danos nas culturas, afetar o seu crescimento/desenvolvimento e até originar o aparecimento de infestações.”
Após a leitura e análise deste texto, propôs-se aos alunos das Eco-Escolas que investigassem diferentes animais que podemos encontrar numa horta e que os identificassem quais as espécies que beneficiam ou prejudicam a mesma.
Metodologia do trabalho de projeto:
1-Elaboração de um trabalho com recurso a pesquisas on-line;
2-Escolha e identificação de 2 espécies de animais benéficos. Explicação sobre as vantagens destes animais na horta e formas de os atrair e manter;
2.a- Ilustração de cada um dos espécimes, recorrendo ao desenho e pintura com um material riscador à escolha (lápis de cor, marcadores, aguarelas…);
3- Identificação de 2 espécies de animais prejudiciais. Explicação sobre as implicações destes animais na horta e forma de os combater;
3.a- Ilustração de cada um dos espécimes, recorrendo ao desenho e pintura com um material riscador à escolha (lápis de cor, marcadores, aguarelas…);
4-Escolha dos trabalhos a submeter a concurso;
5- Registo fotográfico e publicação do mesmo (colocação na plataforma Eco-Escolas, os desenhos dos espécimes).