Os Animais da Horta

Externato de S. José (Lisboa)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As joaninhas mantêm as pragas longe do quintal. elas alimentam-se principalmente de pulgões.

Formas de os atrair e manter:
Ter sempre plantas com flores no quintal, como endro, coentro, mil-folhas, angélica, etc, para que possam polinizar, ao procurar o néctar.
Não usar inseticidas.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
A libélula está no topo da cadeia alimentar dos insetos, mantendo importante controle sobre pragas e animais indesejados ou prejudiciais numa horta.

Formas de os atrair e manter:
Uma forma de atrair libélula é ter uma fonte de água por perto, um pequeno lago ou charco com plantas aquáticas onde este inseto poderá colocar os seus ovos e se reproduzir. Deve haver também plantas com flor.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
As cochonilhas são más para as hortas porque sempre que se alimentam de plantas deixa-as com uma aparência estragada devido ao óleo que expulsam do seu organismo. Quando encontramos cochonilhas nas nossas hortas temos de ter cuidado pois elas deixam a “porta aberta” para outros animais prejudiciais à horta.

Formas de os combater:
O seu predador natural é a joaninha, assim como alguns tipos de vespas, pelo que atrair joaninhas e vespas para a horta é a melhor forma de as afastar.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
A implicação deste animal na horta é que ele come as plantas.

Formas de os combater:
Podemos combater estes animais, por exemplo, através da colocação de cascas de ovo, cascas de outras frutas e tomilho porque tem um cheiro forte.

Memória descritiva:
O projeto dos Animais da Horta surgiu no âmbito do desafio lançado pelo Eco-escolas e enquadra-se nas atividades promovidas na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e TIC.
No seguimento das atividades de dinamização da horta biológica, os alunos da turma do 5ºA pesquisaram e identificaram quais os animais que poderiam contribuir positivamente para a sua horta, enquanto polinizadores e decompositores ou controladores de pragas, e os que constituíam ameaças ao desenvolvimento das espécies cultivadas.
Assim, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento os alunos exploram a horta biológica, identificaram alguns animais que estavam presentes na horta ou por lá perto, reconheceram o seu papel benéfico ou prejudicial e realizaram ainda a ilustração desses animais.
Em TIC, os alunos realizaram a pesquisa sobre os animais identificados, formas de atrair ou evitar e sistematizaram ainda a informação numa apresentação eletrónica.