Os Animais da Horta

Escola EB1 Âncora - Lage (Caminha)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Na busca de pólen, sua refeição, estes insetos polinizam plantações de frutas, legumes e grãos. É através dela que cerca de 80% das plantas se reproduzem. Segundo Albert Einstein "Se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência, sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais não haverá raça humana".

Formas de os atrair e manter:
Praticamente todas as ervas com flores atraem as abelhas.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Inseto auxiliar da horta, pois é insaciável no combate aos afídeos como os pulgões que atacam a seiva das plantas. Uma única joaninha pode comer até 100 pulgões por dia! Também é eficiente a combater ácaros, moscas da fruta, piolhos da folha e lagartas pequenas.

Formas de os atrair e manter:
Deve-se plantar endro, gerânios, funcho, coreópsis, angélicas, cosmos, tanaceto, cominhos, dente-de-leão, coentros, mil - folhas e/ou cenouras.
CONSTRUÇÃO DE UM HOTEL DE INSETOS - atividade já realizada.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os caracóis e lesmas vivem em locais húmidos e sombreados, danificando plantas normalmente durante a noite. Em condições nebulosas e com alta humidade, eles podem ser vistos durante o dia, após as chuvas. Estes animais raspam com uma estrutura chamada rádula, as folhas, caules e brotos novos, podendo, em infestações severas, levar à morte das plantas

Formas de os combater:
Para combater esta espécie invasora há vários métodos amigos do ambiente, como por exemplo: atrair ouriços cacheiros para incluírem esta espécie animal na sua alimentação, fazer canteiros altos para as sementeiras, plantar junto às sementeiras segurelha, sálvia e o tomilho, os caracóis e as lesmas tem um olfato muito apurado, e afastam-se destes aromas muito fortes. Também folhas de feto ou de tomateiro podem ser espalhadas no solo, entre as culturas e acabam por “afugentar” os caracóis e as lesmas.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
O pulgão suga e alimenta-se da seiva das plantas roubando-lhes a água e os nutrientes, o que as deixa enormemente fracas e inclusive pode matá-las.

Formas de os combater:
A prevenção contra uma praga baseia-se em ter alguns cuidados com as sementeiras: uma rega adequada nas plantas, um adubo orgânico sólido de libertação lenta, orientar corretamente a horta para obter as horas de sol necessárias e principalmente elevar ao máximo a biodiversidade, plantando o maior número de plantas possíveis e sabendo a compatibilidades entre elas.
Isso fortalecerá a resistência da horta a todo tipo de pragas e doenças, possibilitando também a vida de uma variedade maior de bichos benéficos.
CONSTRUÇÃO DE UM HOTEL DE INSETOS, para atrair joaninhas, cuja base da alimentação são os pulgões - atividade já realizada.

Memória descritiva:
As pesquisas foram feitas na Internet pelos alunos mais velhos, nas aulas de TIC. Após visualização de fotos destes animais, os alunos mais novos fizeram desenhos e ilustraram-nos. Foram elaborados cartazes com as informações recolhidas, bem como apresentações em PowerPoint. Imprimiram-se desenhos dos animais estudados e na disciplina de Expressão Plástica preencheram-se, através de colagens, com materiais diversos (plantas, massas, leguminosas, palhinhas de pacotes de leite, garrafas de plástico...). Pintaram-se seixos, "construíram-se" abelhas e ouriços-cacheiros e fez-se a árvore dos Eco guardiães. Fizemos a mascote da nossa sala, que é a abelha rainha Eco guardiã. Escrevemos poemas relacionados com os animais da horta estudados:
Abelha, linda abelha
És a rainha do meu jardim.
O teu mel é delicioso
Não há bem mais precioso.
Joaninha voa, voa
Mas não fiques em Lisboa.
Precisamos de ti aqui
Para comeres os pulgões
Que estão ali!
Ó caracol, ó caracol
Deixa lá a nossa horta.
És um grande terrorista!
Ai de ti, ai de ti
Se te ponho em cima a vista!
Pulgão verde, pulgão verde
salta já para a parede.
Deixa a alface em paz
Senão prás, prás, prás, prás!
Todo este trabalho foi realizado interdisciplinarmente e com grande envolvência de todos os alunos e docentes.