Os Animais da Horta

Escola Básica de Pinheiro (Felgueiras)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Joaninha
As joaninhas são insaciáveis no combate aos afídios como os pulgões que atacam a seiva das plantas. Podem comer até cem pulgões por dia.
Também são eficientes a combater ácaros, moscas da fruta, piolhos da folha e lagartas pequenas.

Formas de os atrair e manter:
Para atrair Joaninhas deve-se plantar: endro, gerânios, funcho, coreópsis, angélica, cosmos, tanaceto, cominho, dente-de-leão, coentro, mil-folhas e/ou cenoura.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Abelha
As abelhas são muito eficazes no processo de polinização, essencial para as plantas.
A presença das abelhas indica que há diversidade e que as flores se vão multiplicar.
É nosso dever respeitá-las e preservá-las.

Formas de os atrair e manter:
Para atrair as abelhas para o nosso jardim basta plantar muitas flores coloridas...

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Caracol
Os caracóis vivem em locais húmidos e sombrios, danificando plantas durante a noite.
Alguns podem ser transmissores de doenças.

Formas de os combater:
Para controlar o aparecimento de caracóis pode-se usar sal, cal ou cinzas, armadilhas, entre outras.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
PULGÃO
O pulgão ataca a seiva das plantas e deixa um líquido açucarado, o que pode atrair fungos, bactérias e formigas. Ou seja, uma praga que se pode transformar em quatro.
Deixa as folhas novas amareladas e enroladas.

Formas de os combater:
Como forma de prevenir o aparecimento destas pragas, deve-se evitar e realização de podas severas; evitar adubações azotadas em exagero; selecionar várias espécies para plantar e criar condições para fauna auxiliar, nomeadamente joaninhas, sendo que estas se assumem como uma forte predadora de afídeos.

Memória descritiva:
O tema foi proposto aos alunos. De seguida, de acordo com as orientações do regulamento, cada aluno selecionou dois animais benéficos e dois prejudiciais.
Com ajuda dos pais, recolheram imagens ou desenharam os animais. Finalmente, acrescentaram a informação recolhida.