Os Animais da Horta

Escola Básica Vale do Este (Vila Nova de Famalicão)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
A maioria das espécies são predadoras e alimentam-se de afídios, moscas da fruta, cochonilhas, ácaros e outros tipos de invertebrados, a maioria deles nocivos para as plantas. Uma vez que a maioria das suas presas causa estragos às colheitas e plantações, as joaninhas destacam-se por serem benéficas pelos agricultores.

Formas de os atrair e manter:
Plantas produtoras de pólen. O pólen faz parte da dieta das joaninhas, portanto é imprescindível ter canteiros espalhados pela horta com algumas das seguinte variedades de plantas: Lírios e Túlipas ( as favoritas das joaninhas pois é dentro dos “copos” das flores que vão encontrar alguma frescura e construir os seus refúgios de verão)

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Para além do incómodo causado pelas suas teias, elas não fazem mal e não são tóxicas.
Por serem carnívoras, alimentam-se, principalmente, de baratas, grilos e outros insetos. Com isso, controlam a população desses seres, impedindo que a sua proliferação prejudique o meio ambiente.

Formas de os atrair e manter:
As sebes têm aqui um papel muito importante dado que nos permitem fornecer alimento na forma de pólen e néctar, ao mesmo tempo que fornecem abrigo aos auxiliares.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
A cochonilha é um inseto que, tal como o pulgão, se alimenta da seiva das plantas. Tipicamente, quando uma planta está infestada com cochonilha acaba também por vir a sofrer de uma praga de formigas que se acabam por aproveitar da seiva disponível, libertada pela perfuração da cochonilha.

Formas de os combater:
Esta praga foi encontrada numa laranjeira, da horta de um dos alunos e pode ser combatida entre outros pela joaninha ou pela aplicação de fungos. Menos rentável, mas também usada nesta região é a dispersão e uma solução com sabão, com uma pequena quantidade de óleo misturado, sobre as folhas ou solução de vinagre de sidra.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
A mosca branca suga e alimenta-se da seiva das plantas, roubando os seus nutrientes e água, podendo deixá-las muito frágeis para outras pragas.

Formas de os combater:
Predadores naturais: uma medida preventiva muito comum é manter ao redor da planta predadores naturais da mosca-branca. Entre eles, destacamos as joaninhas.

Memória descritiva:
Estando nós à distância, os alunos do 8º ano, foram desafiados a encontrar e fotografar animais nas suas hortas, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais. O objetivo era debater a importância dos seres vivos na agricultura e na saúde dos ecossistemas. Depois de apresentados os seres vivos, os alunos foram desafiados a identificá-los, utilizando plataformas digitais de identificação de seres vivos
Identificados os animais, iniciámos a ilustração dos mesmos, tendo sido depois feita uma seleção do representante da escola.