Os Animais da Horta

Escola Básica de Caramos (Felgueiras)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As abelhas são muto importantes para a agricultura, poia elas são as responsáveis pela polinização das plantas, melhoram a formação dos frutos e deixam os jardins mais floridos.

Formas de os atrair e manter:
Para atrair as abelhas podemos cultivar flores coloridas e plantas aromáticas. plantar árvores de pequeno porte, fornecer abrigo, criar um espaço com água e não usar produtos tóxicos.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As joaninhas protegem as hortas dos pulgões que se alimentam da seiva das plantas e causam estragos nas hortas. Além disso comem também larvas, ácaros e pequenas lagartas prejudiciais às plantas e aos seres humanos.

Formas de os atrair e manter:
Para atrair as joaninhas devemos evitar a utilização de produtos tóxicos. Devemos regar as folhas das plantas e até podemos usar pequenos recipientes para elas beberem.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os caracóis roem as plantações deixando tudo com buracos e estragando as plantas. Podem multiplicar-se rapidamente e podem até ser transmissores de doenças.

Formas de os combater:
Para combater os caracóis devemos colocar cascas de ovo à volta das plantas mais frágeis, os caracóis vão evitar passar por cima das cascas afiadas. Devemos plantar plantas como o tomilho, pois têm um cheiro forte que os afasta.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os pulgões alimentam-se da sucção da seiva das plantas, depositando nelas toxinas que conduzem à deformação das folhas.

Formas de os combater:
Para afastar os pulgões devemos manter na horta plantas repelentes de pulgões, tais como o alho, cebola, camomila e arruda.

Memória descritiva:
Durante mais um isolamento profilático, foi apresentado aos alunos este desafio "Os animais da Horta". Foi-lhes pedido que em conjunto com os pais procedessem à pesquisa de dois animais "amigos" da horta e outros dois "inimigos".
Quando regressaram à escola, cada aluno apresentou os resultados da sua pesquisa. Depois das apresentações os alunos, por meio de votação, escolheram os animais finais a apresentar no desafio. Selecionaram as melhores ilustrações e os melhores textos.