Os Animais da Horta
Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês (Coimbra)
Desafio: "Os Animais da Horta"
ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
A função principal, ou mais explorada, das abelhas é a da polinização.
Formas de os atrair e manter:
Para atrair e continuar a ter abelhas, a nossa horta deverá ter flores, pontos de água, arbustos floridos e usar fertilizantes naturais.
Espécie 2:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
As joaninhas são um dos maiores predadores no mundo dos insetos e alimentando-se de:
Afídeos mosca da fruta, pulgões (os favoritos delas),cochonilhas, piolhos da folha e Ácaros.
Formas de os atrair e manter:
Uma forma de atrair as joaninhas para as plantas é eliminar o uso de inseticidas. Outra forma é ter pontos de água.
ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os caracóis, são basicamente herbívoros pois comem verduras como couve, alface e frutas.
Formas de os combater:
Para os combater na horta, podemos limpar corretamente a horta, removendo os caracóis à mão, colocar vasos de cerâmica invertidos na horta, colocar cinzas e cascas de ovos.
Espécie 2:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os gafanhotos alimentam-se de folhas, causando grandes estragos nas plantações e, por isso, são considerados uma praga.
Formas de os combater:
Aplicar inseticidas caseiros biológicos, feitos com alho e cebola.
Memória descritiva:
Na nossa instituição temos a Horta da Joaninha, e as crianças do pré-escolar gostam muito de cuidar da horta, nas mais diversas tarefas: arrancar ervas, regar, plantar, colher frutos, apanhar caracóis e outros bichinhos.
De entre os animais que temos encontrado na nossa horta destacam-se as abelhas, as joaninhas, os caracóis e os gafanhotos. Na sala as crianças manifestaram desejo em saber mais acerca destes animais e por isso fomos pesquisar na internet.
No fim de realizarmos a pesquisa, trabalhamos em pequenos grupos em que cada criança desenhou o animal que tinha pesquisado, usando marcadores e lápis de colorir. No final em grande grupo as crianças escolheram qual os desenhos que iriam ser colocados neste desafio.