Os Animais da Horta
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (Caldas da Rainha)
Desafio: "Os Animais da Horta"
ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
Pequenos insetos coleópteros da família Coccinellidae são predadores de pulgões. Tanto a larva como o adulto podem ingerir uma grande quantidade de pulgões e outros insetos prejudiciais às culturas como a cochonilha. São portanto espécies ativas no controlo de pragas das culturas.
Formas de os atrair e manter:
Formas de atrair Joaninhas para a horta é plantar flores para servirem de alimento, nomeadamente:
Calêndula, Coentro, Erva-doce, Cominho, Cenouras, Dente-de-leão. Um outro fator importante é não utilizar inseticidas nas culturas e criar abrigos para a altura do outono e inverso.
Espécie 2:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
As abelhas são insetos que procuram nas flores o seu alimento: néctar e pólen. Assim, atuam como excelentes polinizadores, transportando o pólen de flor em flor, aumentando a produtividade das culturas plantadas.
Formas de os atrair e manter:
Uma forma de atrair abelhas para a horta é plantar cultas como o manjericão, funcho, malva, orégãos, alecrim, dente de leão, hortelã, margaridas e girassóis.
Para além do cultivo de flores, fornecer água e abrigo e não utilizar inseticidas.
ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
O caracol pode provocar danos consideráveis nas hortas, uma vez que se alimentam das culturas e se reproduzem rapidamente.
Formas de os combater:
Em hortas pequenas como é o caso da nossa a melhor forma de combater a presença de caracóis através da monitorização/verificação e apanha dos indivíduos presentes.
Pode-se também utilizar plantas defensivas, ou seja, plantas com aromas muito fortes têm um efeito defensivo como por exemplo: segurelha, sálvia e o tomilho.
Ainda outra sugestão é colocar barreiras defensivas, ou seja, dificultar a locomoção dos caracóis, como estes têm uma pele sensível não resistem a determinadas substâncias mais agressivas, acabando por afasta-los das culturas, como por exemplo, colocar em redor das culturas pó de pedra ou cinzas de madeira ou até mesmo serradura, agulhas de pinheiro ou areia grossa.
Espécie 2:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Na fase larvar existe uma grande necessidade de alimento, podendo levar a perdas muito significativas na horta.
Formas de os combater:
A captação manual é uma das formas de combater e controlar a presença de lagarta na horta, no entanto, também se pode espalhar cascas de ovo em redor das culturas para mante-las afastadas. Realizar uma boa rotatividade de culturas e atrair os predadores naturais das lagartas, como construir abrigos e comedores para pássaros.
Memória descritiva:
A turma foi divida em grupos. Cada grupos pesquisou as características de cada espécie, recolheu informação sobre as vantagens da presença das espécies benéficas na horta e como atrai-las, enquanto os outros grupos pesquisaram sobre as implicações/desvantagens da presença das espécies prejudiciais na horta e formas de as afastar. Após pesquisa deu-se espaço à partilha de informação e discussão sobre o tema.
Para a construção do póster para afixar no painel dedicado ao Programa Eco-Escolas da EHTO, os alunos desenharam e pintaram as espécies, colocando informação junto da ilustração.