Os Animais da Horta
Escola EB1/PE e Creche de Água de Pena (Machico)
Desafio: "Os Animais da Horta"
ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
As joaninhas são uma proteção eficaz contra pulgões, moscas da fruta, piolhos e outros insetos, pois são suas predadoras. Uma joaninha pode comer até 100 pulgões por dia.
Formas de os atrair e manter:
Para atrair joaninhas para a nossa horta devemos plantar: endro, gerânios, funcho, cominho, dente-de-leão, coentro, cenoura, entre outras. Devemos, também eliminar o uso de pesticidas. Regar as folhagens das plantas que elas mais gostam ou colocar recipientes rasos com água ajuda a atraí-las e a mantê-las no nosso jardim. Finalmente, devemos criar-lhes abrigo, para que nos meses frios, quando entram em estado de dormência, se possam proteger.
Espécie 2:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
As abelhas ao passearem de flor em flor para recolher o seu pólen, pousam lá as suas patinhas que ficam impregnadas com esse mesmo pólen. Desta forma, transportam-no de umas plantas para as outras, fecundando-as para que produzam fruta e sementes.
Formas de os atrair e manter:
Devemos ter plantas aromáticas e coloridas como manjericão, funcho, malva, manjerona, alecrim, margaridas, girassóis, entre outras.
Podemos criar-lhes abrigo como ter árvores para poderem fazer as suas colmeias e ter água por perto. Também, não se deve usar fumo na horta, poi, afugenta-as.
ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
O pulgão alimenta-se da seiva das plantas roubando, desta forma, a sua água e nutrientes, tornando-as fracas. O melaço que elas produzem atraem formigas e acabam por destruir a planta completamente.
Formas de os combater:
Devemos regar as plantas adequadamente (nem demais nem de menos), usar um adubo orgânico de absorção lenta, plantar uma grande diversidade de plantas, tendo sempre em conta a compatibilidade entre elas. Usar produtos ecológicos e também caseiros de combate ao pulgão.
Espécie 2:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
As vespas asiáticas atacam as abelhas tão necessárias à fecundação das plantas. Chega a apanhar 50 abelhas por dia.
Formas de os combater:
Não existe nenhum método eficaz. O método mais usado em Portugal é a destruição dos seus ninhos, mas é preciso ter cuidado, poi, se o seu ninho apenas for destruído parcialmente, as vespas asiáticas sobreviventes irão formar outros ninhos e tornar-se-ão mais agressivas.
Memória descritiva:
A professora de TIC começou por apresentar o desafio aos alunos do 4º ano. Eles já sabiam que existem espécies benéficas e espécies prejudiciais às hortas. Depois de alguma troca de conhecimentos, oralmente, em conjunto, começou-se por fazer uma pesquisa no painel ativo para se saber exatamente quais os animais benéficos e quais os animais prejudiciais.
Posteriormente, selecionaram-se dois animais considerados benéficos e dois animais considerados prejudiciais. Pesquisaram algumas imagens, num motor de busca, para se inspirarem e começaram a desenhar os escolhidos a carvão. Pintaram-nos com lápis de cor e com lápis pastel ao seu gosto, sob a supervisão da professora de Expressão Plástica.
No final, a turma selecionou os trabalhos que achavam que deviam ser enviados.