Os Animais da Horta

Escola Secundária Damião de Goes (Alenquer)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Aumento da polinização com consequente aumento da taxa de vingamento

Formas de os atrair e manter:
Vamos acompanhar nossos vegetais com plantas aromáticas que protegerão nossas plantações e atrairão polinizadores.
Ter na horta grande biodiversidade floral
Para os manter:
Não devemos usar pesticidas e agrotóxicos nas hortas.
Podemos construir pequenas casinhas para alojar insetos.
Criação de zonas com grande variedade floral

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
É polinizadora, contribuindo para a formação de frutos e vegetais

Formas de os atrair e manter:
Devemos plantar flores e plantas melíferas. A diversidade de plantas na horta deve ser grande.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Destruição de partes foliares da planta

Formas de os combater:
Catação manual. Pulverizar a batateira com produtos que não são tóxicos para o ser humano, como por exemplo : triturar um molho de coentros em bastante água e regar o batatal. Plantar coentros junto às batateiras

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Parte deles alimentam-se de plantas, danificando-as ou transmitindo doenças vegetais. Alimentam-se principalmente de caules. Os lírios não são apenas a sua casa, mas também a sua comida favorita.

Formas de os combater:
Devemos ter uma grande biodiversidade na horta, de modo a termos também predadores naturais que possam controlar as pragas.
Vamos plantar legumes sazonais, assim eles se desenvolverão melhor e serão mais fortes para resistir aos ataques de pragas.
Catação manual.
Podemos usar alguns produtos permitidos na agricultura biológica no combate a este tipo de insetos.

Memória descritiva:
O desfio foi lançado no âmbito de um dos conteúdos da disciplina de desenho: a ilustração científica. Cada aluno escolheu um inseto, pesquisou sobre o mesmo e teve de realizar várias ilustrações com algumas das técnicas usadas na ilustração científica: aguarela, tinta da china e pontilhado. A pesquisa realizada e as ilustrações foram compiladas num livro que depois de aberto se transforma num painel. Cada aluno completou o seu livro com outras técnicas e linguagem gráfica à escolha.