Os Animais da Horta
Centro Educativo da Facha (Ponte de Lima)
Desafio: "Os Animais da Horta"
ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
São animais amigos da horta porque são predadoras de pulgões e de outros pequenos insetos. Elas comem muitos pulgões por dia e ajudam a horta a ficar mais saudável.
Formas de os atrair e manter:
As joaninhas são atraídas por flores e plantas. Adoram flores com pétalas brancas ou amarelas como as margaridas, as calêndulas, os cravos brasileiros ou tagetes, os cosmos, as zínias, gerânios, etc. As plantas aromáticas como o coentro a erva doce, o cominho, dente-de-leão, também são muito apreciadas pelas joaninhas. se tivermos estas plantas na horta as joaninhas virão visitá-la. Outra coisa importante é não usar pesticidas no tratamento da horta, pois elas são muito sensíveis e precisam de folhas sem pesticidas para deixarem os seus ovos. Para manter as joaninhas e outros insetos, durante o Inverno, podemos construir Hotéis de Insetos
Espécie 2:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
ABELHA
As abelhas são animais amigos da horta. Elas recolhem das flores o pólen(pó) e o néctar(suco) para se alimentarem e produzirem mel. Quando voam de flor em flor levam o pólen nas patas e nas antenas e ajudam na polinização, isto é, ajudam as plantas a reproduzir-se e a ficarem mais variadas. Com a língua recolhem o néctar e levam-no para a colmeia.
Formas de os atrair e manter:
As abelhas gostam de uma grande variedade de flores e plantas. Gostam especialmente de plantas com flores amarelas e azuis. Uma horta com manjerico, funcho, malvas, manjerona, orégãos, alecrim, tomilho, hortelã, lavanda, margaridas, dedaleiras, girassóis, miosótis, tremoceiro, papoila, zínia, vinha virgem, etc., terá certamente a visita de muitas abelhas.
Outra coisa importante é não usar pesticidas no tratamento da horta, pois elas são muito sensíveis e morrem. Pequenos locais com água também são importantes pois todos os insetos precisam de água. Para manter as abelhas e outros insetos, durante o Inverno, podemos construir Hotéis de Insetos.
ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
É um inimigo da horta porque come as folhas dos legumes e assim eles não conseguem crescer.
Formas de os combater:
- Plantar absinto pois detestam o cheiro e afastam-se.
- Podemos usar pratos com cerveja para que as lesmas e os caracóis caiam lá dentro e se afoguem.
- Podemos usar as cinzas da lareira e as cascas de ovos esmagadas colocadas à volta das plantas pois provocam irritação e desidratação dos caracóis e das lesmas.
- Podemos usar vasos de barro, virados de pernas para o ar, para que funcionem como armadilha quando as lesmas e os caracóis procurarem um lugar com sombra para descansarem.
- Não deixar lixo amontoado na horta, como tábuas, tijolos e restos de plantas pois são sítios onde gostam de se esconder.
Espécie 2:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
São inimigos da horta.
Os pulgões são animais muito pequenos, que podem ocupar as folhas, o caule ou as raízes das plantas e alimentam-se do seu suco (seiva). As plantas ficam mais fracas, amarelas e podem acabar por morrer.
Formas de os combater:
Para impedir a sua chegada podemos usar plantas repelentes de pragas, como o alho, a salsa, a cavalinha, a cidreira, a hortelã, erva dos gatos e absinto entre outras.
As petúnias e as sardinheiras são flores que também funcionam como armadilhas para eles.
Se já estão nas plantas podemos usar:
- Chorume de urtigas que se faz colocando num balde com 10 litros de água cerca de 200/250 gramas de urtigas. Deixar a “marinar” durante 4/5 dias. Depois coar e pulverizar as plantas atacadas com este líquido.
- Chá de cebola e alho que se faz fervendo, durante 15 minutos, 5 a 6 dentes de alho e meia cebola em 1 litro de água. Quando o líquido ficar frio, pulveriza-se nas plantas atacadas.
- Chá com sabão azul
Esta é a receita mais eficaz. Para fazer esta solução precisamos de 10l de água, 250 gramas de sabão azul e 100ml de azeite. Para “derreter” precisamos de ferver as 250 gramas de sabão azul em alguma água e depois junta-se aos outros ingredientes, mexendo bem. Quando arrefecer pulveriza-se nas plantas com pulgões ou piolhos. Repete-se de quinze em quinze dias.
Memória descritiva:
Este trabalho foi bastante prático porque se baseou na observação que realizamos no espaço da horta, estufa, pomar e jardim da nossa escola.
Encontramos pulgões nas favas e ervilhas que semeamos e depois colhemos. Encontramos caracóis e lagartas nas couves e lesmas nas alfaces da horta e da estufa. Observamos as borboletas e as abelhas a pousar em todas as flores e aromáticas do jardim e horta.
Procuramos e encontramos algumas joaninhas ocupadas a devorar pulgões.
Levantamos pedras e folhas e recolhemos muitos bichinhos que observamos com lupa, desenhamos e sobre os quais quisemos saber mais.
Ao longo do tempo fomos plantando vários legumes na horta e desenhando todos os animais que encontramos. Fizemos animais e plantas em plasticina, em cartão, com caixas de ovos, rolos de papel higiénico e outro material de desperdício. Fizemos uma pequena exposição com este material. Para acabar este projeto construímos dois Hotéis para Insetos que colocamos junto da horta.
Para a pesquisa usamos a Internet, a Edição Especial da National Geographic – Bichos Assombrosos (que possui umas imagens fabulosas e imensa informação) e as Enciclopédias que existem na Biblioteca da escola e da nossa sala.