Os Animais da Horta

Escola Básica Fialho de Almeida (Cuba)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Os lagartos são répteis que se alimentam de insetos.
Este ser vivo gosta por norma de locais abrigados, normalmente é debaixo das pedras que se escondem para se protegerem e criarem o seu ninho.
A vantagem de ter este animal na horta é que ele mantém longe os insetos.

Formas de os atrair e manter:
Para atrair e manter este réptil na nossa horta, basta colocar/ter pedras (grandes ou pequenas) em várias zonas do nosso jardim, horta ou quintal.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Combatem e eliminam os afídeos, que são prejudiciais para plantas, como os pulgões que atacam a seiva das plantas. Uma única joaninha pode comer até cem pulgões por dia!
A joaninha também é eficiente a combater ácaros, moscas da fruta, piolhos da folha e lagartas pequenas.

Formas de os atrair e manter:
Ter pontos de água permanentes o mais natural possível ( tipo um pequeno charco integrado na terra). Plantar plantas produtoras de pólen, o pólen faz parte da dieta das joaninhas, portanto é imprescindível ter canteiros espalhados pela horta com algumas das seguinte variedades de plantas:
• Lírios e Túlipas (as favoritas das joaninhas pois é dentro dos “copos” das flores que vão encontrar alguma frescura e construir os seus refúgios de verão)
• Girassol
• Erva Doce
• Manjericão
• Coentros
• Cominhos
• Angélica
• Cenouras
• Hortelã
• Malmequer
• Cosmos
• Dente Leão
Para além destas, podemos sempre adicionar outras plantas que as joaninhas vão achar sempre atrativas. As joaninhas, assim como nós, também gostam de jardins e hortas bastante floridas.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
A dieta de lesmas e caracóis contém mais de 150 espécies de plantas cultivadas. Na maioria das vezes, comem buracos oblongos nas folhas. Em muitas espécies de frutas e vegetais, caules, flores e frutas também são danificados.
Apesar de serem lentos, os caracóis podem causar danos enormes numa horta da noite para o dia.
Para além de danificarem folhas, caules, flores e bolbos, estes animais reproduzem-se muito facilmente e por isso, podem multiplicar-se muito rapidamente por qualquer jardim ou horta.

Formas de os combater:
Para afastar este bichinho da nossa horta, podemos plantar: Plante Anis ou Capuchinhos - estas plantas são repelentes naturais para lesmas e caracóis.
Também se pode colocar cascas de ovos (partidas) á volta das plantas ou da horta. Desta forma os caracóis evitarão passar por cima das cascas, além disso as cascas de ovo irão contribuir para o aumento de nutrientes disponíveis no substrato/ solo.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
As lagartas danificam cerca de 50 espécies de plantas. Este ser vivo ataca as partes subterrâneas das plantas (raízes e tubérculos) e também as partes que estão no ar (as folhas ou os frutos). Nas batatas, as lagartas danificam os caules e tubérculos do solo e, muitas vezes, comem completamente as mudas de batata. As lagartas roem os caules ao nível do solo ou ligeiramente abaixo, e também danificam os tubérculos no solo ao roer buracos e cavidades maiores neles.

Formas de os combater:
Se for verificada a presença de ovos de borboletas na face inferior da folha das hortaliças, deve-se esmagá-los para interromper o ciclo de vida delas, impedindo que nasçam as lagartas. A farinha é um alimento comum em todas as despensas e é eficaz no controlo de lagartas. Basta polvilhar nas folhas onde se encontram e o efeito que vai ter é a desidratação das lagartas, sobretudo em dias de sol.

Memória descritiva:
Este trabalho envolveu os alunos de uma das turmas de 8º ano. Introduzimos o tema com visita à nossa horta escolar e a procura por alguns animais presentes na mesma.
Seguidamente em sala de aula pesquisámos sobre animais que beneficiam a horta e animais prejudiciais à mesma. Todos os alunos escolheram quatro desses animais: 2 benéficos e 2 prejudiciais. O trabalho solicitado foi que os desenhassem e procurassem vantagens/ implicações de cada espécie na horta e formas de os atrair/combater.