Os Animais da Horta

Escola EB1 da Moita (Anadia) (Anadia)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Joaninha
Vantagens na horta
1- As joaninhas têm um papel regulador nas culturas agrícolas / hortas.
2- Agem no controle biológico, proporcionando proteção à biodiversidade.
3- As joaninhas são espécies predadoras porque se alimentam de afídeos, moscas da fruta, ácaros e outros invertebrados que são prejudiciais para as plantas.
4- Mesmo na fase de larva, a joaninha é bastante ativa e “esfomeada”.
5- Estas espécies sofrem com a utilização dos agrotóxicos utilizados, com frequência, pelos agricultores.

Formas de os atrair e manter:
Forma de as atrair e manter
1- Destruir os formigueiros, pois estes defendem os pulgões/piolhos.
2- Plantação de algumas ervas aromáticas (funcho, cominho, coentro,...) e cenouras. Estas plantas atraem as joaninhas.
3- Colocar pontos de água permanente e plantas produtoras de pólen.
4- Hortas floridas e plantas que atraem o pulgão/piolho, são o ambiente perfeito para as joaninhas.
5- Podemos apanhar joaninhas na natureza e transportá-las para a horta.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Minhoca
Vantagens na horta
1- As minhocas proporcionam o aumento da capacidade de retenção da água.
2- Ajudam na diminuição da compactação do solo relacionada com a maior aeração e enraizamento.
3- Leva ao aumento da captação dos nutrientes pelos vegetais.
4- Utilização do húmus da minhoca aumenta o teor da matéria orgânica nos solos.
5- O húmus da minhoca fornece elementos essenciais como o nitrogénio, fósforo, potássio, enxofre e também micronutrientes.
6- A utilização deste composto ajuda a eliminar e/ou diminuir doenças do solo através da ativação de microorganismos benéficos às plantas e corrigir o PH do solo.

Formas de os atrair e manter:
Forma de os atrair e manter
1- Aumentar a cobertura verde preservando a humidade no solo.
2- Aumentar a matéria orgânica em decomposição irá aumentar a quantidade de minhocas.
3- Controlar os seus predadores: toupeira, pássaros, sapos e formigas.
4- Evitar trabalhar a terra com ferramentas afiadas.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Caracol
Implicações na horta
1- São animais encontrados em ambientes húmidos, não encharcados.
2- São difíceis de ser observados durante o dia, uma vez que eles atacam as hortas durante a noite.
3- Alimentam-se de legumes da horta, frutas, e ração rica em cálcio.

Formas de os combater:
Forma de combater
1- Incentivar e proteger espécies predadoras: sapo, melro, estorninho, entre outros. Estes capturam o caracol, ajudando no combate a esta praga.
2- Plantação de plantas com aromas fortes têm efeito defensivo. Algumas ervas aromáticas (segurelha, sálvia e tomilho) e o tomateiro.
3- Colocação de barreiras defensivas, tal como a cinza de madeira, cal, pó de pedra ou até casca de ovos trituradas.
4- Quando chove, pode-se usar a serradura, agulhas de pinheiro ou areia.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Pulgão/Piolho
Implicações na horta
1- São pragas que prejudicam os legumes da horta.
2- Diminuem o rendimento das plantas porque sugam a sua seiva.
3- Esta praga coloniza em grande número nos caules, folhas, flores, …de brócolos, repolhos, couve-for, roseiras e muitas outras plantas.
4- Causam grandes estragos nas plantas e, se não for tratado atempadamente, pode levar à morte da planta.

Formas de os combater:
Forma de combater
1- Incentivar e proteger as espécies de insetos que deles se alimentam, como a joaninha.
2- Atrair vespas parasitas, a larva do mosquito e algumas aranhas, que ajudam no controle da propagação do pulgão/piolho.
3- Uso de produtos naturais para ajudar no seu combate:
Exemplo: - 1 litro de água - 1 colher de chá de detergente - 1 colher de chá de vinagre; Misturar tudo e pulverizar os locais afetados, de preferência, à noite.

Memória descritiva:
O interesse por este tema já vem dos anos anteriores em que os alunos investigaram e aplicaram formas naturais de combater as pragas na horta da escola. No presente ano letivo, aprofundaram a investigação, fazendo um trabalho a pares, de pesquisa, registo e apresentação dos novos conhecimentos à turma. Destas apresentações, foram escolhidas as duas espécies benéficas e as duas espécies prejudiciais para a concretização do cartaz informativo. Aprofundou-se o estudo das espécies eleitas. Por fim, organizou-se e resumiu-se a informação recolhida, para construir o cartaz.
Os alunos desenharam e ilustraram as espécies em estudo, com base em imagens recolhidas na Internet, uns por decalque e outros por desenho à vista.
Os conhecimentos adquiridos foram logo postos em prática e estão a ser aplicados na Horta Bio da escola.
O trabalho final foi apresentado aos restantes alunos e afixado no placar Eco-Escolas do átrio da escola.