Os Animais da Horta
Escola Básica e Secundária de Arcozelo (Ponte de Lima)
Desafio: "Os Animais da Horta"
ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
As joaninhas são capazes de devorar duzentos pulgões num dia! As joaninhas também podem comer cochonilhas, larvas, ácaros e moscas-brancas, que se alimentam de seiva das plantas e causam estragos nas hortas.
Formas de os atrair e manter:
Para atrair joaninhas devemos plantar plantas / flores, tais como: erva-doce, coentro, anis, cominho, dente-de-leão, cenoura, angélica, cosmos, calêndula, melefólio, coreopsis, gerânio, zinnia e matricária. Outra forma de atrair a joaninha é eliminar os inseticidas.
Para as manter podemos regar as folhagens das plantas e colocar recipientes rasos com água para as joaninhas beberem. Outra forma é construir abrigos para as abrigar, pois nos meses de outono e inverno as joaninhas adultas entram em estado de dormência, assim como os ursos.
Espécie 2:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
As minhocas, pela sua atividade no solo, oferecem muitos benefícios: maior disponibilidade de nutrientes, melhor drenagem e uma estrutura de solo mais estável, o que ajuda a melhorar a produtividade agrícola.
Formas de os atrair e manter:
Para atrair as minhocas devemos: manter um jardim sem cavar ou com escavação mínima, manter uma horta orgânica e regar as plantas acima do solo regularmente.
Para mantê-las na horta devemos adicionar matéria orgânica na forma de composto ou estrume compostado para ajudar a melhorar a capacidade de retenção de humidade do solo e fornecer uma fonte de alimento. Além disso, a redução do preparo do solo e da cobertura morta pode melhorar o habitat das minhocas.
ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os caracóis provocam tanto prejuízos quantitativos quanto qualitativos, pois, além de diminuírem a produtividade, depreciam o produto reduzindo seu valor devido à presença de muco ou mesmo dos próprios animais nas hortaliças. Em plantas ornamentais causam danos estéticos que, em alguns casos, são limitantes.
Formas de os combater:
Para acabar com os caracóis pode-se deitar a areia, pois muitas substâncias ásperas são repelentes de caracol eficazes, dado que substâncias corajosas cortam o corpo do caracol, o que pode causar lesões. Cascas de ovo esmagadas, areia ou terra de diatomáceas, polvilhadas em torno das plantas que os caracóis de jardim parecem preferir irão deter e eventualmente matar essas pragas.
Espécie 2:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
As lagartas são prejudiciais às plantas. Ao contrário de muitas espécies que precisam de procurar comida, detetar inimigos e se reproduzir, o único objetivo das lagartas é comer a vida vegetal ao seu redor, podendo-se tornar uma infestação de pragas agrícolas.
Formas de os combater:
O método simples para exterminar lagartas é simplesmente esmagá-las. No entanto, também se pode trazer um balde ou tigela de água com sabão para o jardim e colocar todas as lagartas que se conseguir capturar.
Memória descritiva:
As turmas do 5º ano foram desafiadas a participar no projeto “Os animais da horta”, uma vez que este vai de encontro aos conteúdos programáticos deste ano de escolaridade, e ao mesmo tempo, para envolver os alunos na horta biológica da escola, de modo a aumentarem os seus conhecimentos relacionados com uma prática sustentável de agricultura, e assim, sensibilizá-los para os benefícios da agricultura biológica.
Neste projetos participaram todos os alunos do 5º ano, tendo sido grande a motivação e o entusiasmo dos mesmos.
A recolha de informação baseou-se na observação direta da horta, na pesquisa bibliográfica e em sites da Internet, assim como em entrevistas a pessoas com experiência em práticas de agricultura biológica.
As ilustrações foram feitas recorrendo às técnicas de desenho e pintura.