Os Animais da Horta
Escola Secundária do Castêlo da Maia (Maia)
Desafio: "Os Animais da Horta"
ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
Joaninhas
Existem muitas espécies, mas muitas têm como presa preferencial os afídios. As joaninhas têm 4 estados: ovo, larva, pupa e adulto. As larvas são o estado mais útil dado que são elas que comem mais afídios. As joaninhas controlam as seguintes pragas: afídeos, cochonilhas, ácaros, psilas, thripes, entre outros.
Os adultos e as larvas são bastante diferentes, o que faz com que muitas vezes as larvas sejam mortas porque são confundidas com insetos prejudiciais.
Formas de os atrair e manter:
As joaninhas são atraídas pela presença de algumas plantas, como por exemplo: a hortelã; a erva-doce; os coentros; os endros; as cenouras, os gerânios e o funcho. Lírios e Túlipas são as favoritas das joaninhas pois é dentro dos “copos” das flores que vão encontrar alguma frescura e construir os seus refúgios de verão.
Espécie 2:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
A crisopa (Chrysoperla carnea) é usada para controle biológico de pragas na agricultura.
As suas larvas são predadores vorazes, que atacam insetos de varias espécies, sobretudo de corpo mole como pulgões, ácaros, tripes, mosca branca, ovos de insetos, lagartas, minadores, psilídeos, cochonilhas, pequenas mariposas e lagartas, e larvas de besouros. Na fase adulta, nem todas as espécies são eficientes no controle de pragas, visto que algumas apenas se alimentam de néctar, pólen e substâncias açucaradas como a melada excretada pelos pulgões e outros insetos.
Formas de os atrair e manter:
Para atrair Crisopas (e as suas larvas) deve-se ter na horta plantas como a angélica, o dente-de-leão, o endro ou o girassol.
ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
As cochonilhas-algodão instalam-se na parte inferior das folhas, junto dos veios ou no pecíolo das folhas e escondem-se dentro de uma espécie de novelos que constroem. Alimentam-se da seiva da planta e enfraquecem-na com a sua atividade sugadora. As cochonilhas fêmeas sugam a seiva das folhas das plantas e excretam-na em forma de melada, ficando as folhas com uma camada pegajosa na qual se podem instalar fungos. A consequência da sua atividade sugadora é um crescimento mais fraco dos rebentos e o aparecimento de manchas. Além disso, as folhas da planta ficam amarelas, enrolam-se e acabam por cair. Se a praga for intensa, pode mesmo causar a morte da planta.
Formas de os combater:
Realizar podas no sentido de favorecer a luz e a circulação de ar no interior da copa das árvores; cortar (no inverno) os ramos e folhas onde a praga esteja em grande quantidade; reduzir a adubação azotada. Este animal também, pode ser combatido através do óleo de Verão ou introduzindo joaninhas predadoras - luta biológica.
Espécie 2:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
O Pulgão-verde é uma espécie prejudicial à horta, que afeta principalmente no início da fase vegetativa e em plantas jovens. O inseto consome seiva e injeta substâncias tóxicas que diminuem o crescimento das árvores. Os pulgões causam declínio rápido da planta, seca dos galhos a partir das extremidades e folhas amareladas. As folhas e os frutos ficam menores e aparecem sintomas de deficiência nutricional. Devido à enorme sucção de seiva, o inseto produz excrementos que cobrem as folhas inferiores, o que as deixa pegajosas.
Formas de os combater:
PULGÃO VERDE - Para combater este animal, devemos atrair mais joaninhas (predador natural dos pulgões), cultivando plantas como a hortelã, a erva-doce, os coentros, os endros e o funcho.
Memória descritiva:
Durante o confinamento, na disciplina de Geografia, os alunos do oitavo ano cultivaram plantas hortícolas e aromáticas em vasos. Posteriormente, na disciplina de Ciências naturais e no âmbito do programa Eco-Escolas, foram desafiados a investigar os diferentes animais que se podem encontrar numa horta e a identificar quais as espécies que beneficiam ou prejudicam a mesma. Os trabalhos produzidos, a partir de pesquisas na internet, foram expostos, aquando da comemoração do “Dia da Terra”. Na disciplina de Educação visual / Oficina de artes foram feitas Ilustrações de cada um dos espécimes, com identificação do nome da espécie.