Os Animais da Horta

Colégio de São Teotónio (Coimbra)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
As joaninhas podem ser encontradas em todos os lugares da horta (e do campo), em cima de plantas e folhas; não se escondem e preferem as plantas que têm pulgões, o seu alimento predileto. Uma joaninha é capaz de se alimentar de 50 a 100 pulgões por dia! é por isso que as joaninhas representam uma grande vantagem na horta - podem realizar o controle biológico da praga dos pulgões em toda a área cultivada.

Formas de os atrair e manter:
Para atrair joaninhas podemos plantar , por exemplo; gerânios, funcho, coreópsis, angélica, cominho, dente-de-leão, coentro, mil-folhas, cenoura. Na nossa horta temos os quatro últimos. Também colocamos algumas tampas rasas, com água, para que se aproximem.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Os sapos são grandes auxiliares na horta - apenas um, consegue eliminar vários tipos de insetos prejudiciais:percevejos, lagartas, grilos, lesmas...

Formas de os atrair e manter:
Colocaram-se pedras em algumas zonas da horta e manteve-se uma zona mais húmida no local onde se encontrou o exemplar.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os caracóis são verdadeiras pragas - destroem uma planta pequena em pouquíssimo tempo. Como se alimentam de brotos, pequenas hastes e botões florais são fortes ameaças. Além disso,
põem ovos nos locais onde se situam como folhas tenras, e multiplicam-se rapidamente.

Formas de os combater:
O melhor é limpar o local, remover todos os detritos do solo como galhos, folhas decompostas, ervas daninhas e restos de plantas; procurou-se retirar apoios que os caracóis procuram para se esconder debaixo. Nas pedras que se colocaram estrategicamente para atrair os sapos, fez-se vigilância para não permanecerem os caracóis.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os pulgões causam fortes danos nas espécies agrícolas, causam a seca dos galhos a partir das extremidades e fazem surgir folhas amareladas. As raízes apodrecem, as folhas e frutos ficam menores, em suma, devido à desnutrição da planta esta pode definhar.

Formas de os combater:
Utilizar um predador dos pulgões, como é o caso das joaninhas. Atraí-las e mantê-las nas plantas infetadas para se garantir a eliminação dos pulgões.

Memória descritiva:
Ao longo do 3º período, os alunos da "EcoBiocst" cuidaram da Horta e divididos em dois grupos, observaram várias espécies benéficas e prejudiciais.Em cada grupo, 4 alunos registavam em desenho. Em conjunto, já na segunda semana de maio, em sessões de laboratório/atividade teórico-prática, fez-se a listagem e foram selecionadas as duas aqui descritas e nas sessões seguintes, sob orientação da professora, os grupos de alunos pesquisaram na internet a informação pertinente e completaram os desenhos dos exemplares. Partilhada para todos e para a comunidade a informação trabalhada no Dia Eco-Escola, numa pequena Mostra (dia 2 de junho), selecionaram-se os que os alunos consideraram melhor ilustrados e aqui enviados. O empenho para aperfeiçoar sempre em ambiente escolar, foi significativo. Muito se aprendeu sobre cada um dos seres vivos apresentados e outros. Um projeto aliciante e simples!