Os Animais da Horta

Escola EB e Sec. de Escariz (Arouca)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
2% das abelhas selvagens do planeta são responsáveis pela polinização de 80% das culturas mundiais.
Isto significa que sem abelhas não haveria frutos silvestres, tomates, abacates, couves, maçãs, amêndoas, laranjas, entre muitos, muitos outros alimentos. O que significaria, então, a uma escala global, o desaparecimento das abelhas? Possivelmente, enormes dificuldades em produzir comida para toda a população do mundo.

Formas de os atrair e manter:
• Usar produtos ecológicos para tratar doenças e pragas.
• Plantar variedades de plantas que atraem insetos seja pelo seu aroma ou cores.
• Intercalar a plantação das plantas de flores com os vegetais. Isso vai ajudar a polinização.
• Tentar colocar grupos de flores atraentes fora das zonas com mais passagem já que as abelhas procuram tranquilidade e proteção para se alimentarem.
• Deixar as plantas silvestres crescerem onde não há cultivo, pois atraem abelhas e outros insetos polinizadores.
• Construir abrigos para as abelhas, por exemplo, com um tronco seco com alguns buracos que vão servir-lhes de abrigo.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
- Combate os afídios como os pulgões que atacam a seiva das plantas. Uma única joaninha pode comer até cem pulgões por dia!
- Combater ácaros, moscas da fruta, piolhos da folha e lagartas pequenas.

Formas de os atrair e manter:
• Ter plantas como: angélica; calêndula; coentro; erva-doce; dente-de-leão; cenouras; melefólio,etc..
• Eliminar inseticidas.
• Regar as folhagens das plantas e colocar recipientes rasos com água para joaninhas beberem.
• Construir abrigos para abrigar suas joaninhas, pois nos meses de outono e inverno as joaninhas adultas entram em estado de dormência.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Com couves na horta é quase certo que vão aparecer lagartas, sobretudo nos meses de outono e primavera.
As lagartas devoram as hortaliças, como couves, repolhos, acelgas, brócolos, rúculas...

Formas de os combater:
- Colocação de rede: se evitarmos que a borboleta toque nas folhas das couves, não vai colocar ovos.
- Plantação de ervas aromáticas com efeito repelente: erva-cidreira, salva, orégãos, alecrim e flores de calêndula
- Plantar plantas amigas e boas companheiras, como por exemplo a capuchinha ou chagas laranjas e amarelas
- Pulverizar com soluções repelentes caseiras, com sabão neutro e outros ingredientes da cozinha

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os caracóis danificam/destroem folhas, caules, flores e bolbos e são muito dados à reprodução, pelo que podem multiplicar-se rapidamente pelo jardim e quintal.

Formas de os combater:
- introduzir espécies como o ouriço-cacheiro, sapo, licranço, musaranho, melro, estorninho, escaravelhos e vaga-lumes que adoram caracóis.
- Utilização de plantas defensivas, pois s caracóis e as lesmas tem um olfato muito apurado e as plantas com aromas muito fortes têm um efeito defensivo, como segurelha, sálvia, capuchinhas, anis e o tomilho.
- Usar barreiras contra os caracóis com bordas ligeiramente reviradas para fora, de maneira a que os caracóis não as consigam trepar.
-usar faixas defensivas, por exemplo espalhar cal, pó de pedra ou cinzas de madeira em faixas defensivas ao redor das plantas em perigo.
-

Memória descritiva:
O trabalho foi feito, voluntariamente, por duas alunos, que frequentam o
clube eco-escolas, do 11º ano. Uma das alunas gosta muito de desenhar e achou aqui uma oportunidade para colocar em prática as suas habilidades e a outra aluna ficou então de fazer a pesquisa sobre benefícios e malefícios, formas de atrair e formas de combater.
As alunas começaram por consultar o regulamento e depois escolheram os animais da horta a ilustrar, sendo que a autora dos desenhos teve em atenção a maior e a menor facilidade em desenhar cada um deles.
Os desenhos foram expostos no dia Eco-escolas, quando foi hasteada a bandeira verde.