Os Animais da Horta
Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira (Vila Nova de Cerveira)
Desafio: "Os Animais da Horta"
ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
As abelhas são fundamentais para a polinização e fecundação de muitas espécies vegetais. Por isso, são muito importantes para a biodiversidade no nosso planeta.
Formas de os atrair e manter:
Na horta devemos ter sempre espécies de plantas variadas. Devemos ainda criar abrigos para o inverno, não usar pesticidas e estar atentos a seres vivos que as possam atacar.
Espécie 2:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
A joaninha combate ácaros, moscas da fruta, piolhos da folha e lagartas pequenas, que podem instalar-se na nossa horta. As joaninhas eliminam os pulgões que se alimentam da seiva das plantas.
Formas de os atrair e manter:
As Joaninhas apreciam as seguintes espécies: endro, gerânios, funcho, coreópsis, angélica, cosmos, tanaceto, cominho, dente-de-leão, coentros, zínias e/ou cenoura, pelo que a sua plantação na nossa horta poderá ajudar-nos a atraí-las. Outra forma é evitar utilizar pesticidas.
ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Os pulgões são insetos homópteros pequenos e de forma variadas. Alimentam-se seiva das plantas, provocando danos às plantações.
Formas de os combater:
Para combater esta praga, poder-se-á atrair joaninhas, que conseguem alimentar-se de 200 pulgões num dia. Poderá também utilizar algumas soluções "caseiras", como a solução de água com urtigas ou a solução de água e alho, as quais deverão ser pulverizadas nas plantas atacadas.
Espécie 2:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
A mosca branca é um inseto homóptero que suga a seiva e os nutrientes das plantas, provocando a degradação da vitalidade das plantas. A sua saliva adocicada provoca o aparecimentos de fungos.
Formas de os combater:
Manter ao redor da horta predadores naturais, como a joaninha ou o colibri são formas de combater esta praga. Podemos igualmente usar receitas caseiras, como uma solução de água com sabão potássico que deverá ser pulverizada na planta, de manhã cedo ou ao entardecer.
Memória descritiva:
Todas as turmas do Centro Escolar(Pré-escolar e 1º ciclo) da EB1 do S. Sebastião de Covas elaboraram os trabalhos apresentados com recurso a pesquisas on-line. Identificaram as espécies de animais benéficos e maléficos.
Os alunos do 3º e 4º anos fizeram uma descrição e explicação sobre as vantagens destes animais da horta. Identificaram animais prejudiciais explicando as implicações destes animais na horta. Apresentaram a solução natural para combater os animais maléficos .
Os alunos do 1º e 2º anos fizeram o levantamento dos animais pretendidos. Registaram em tabela recorrendo ao desenho e ilustração.
Os alunos do pré-escolar recolheram elementos da natureza e material de desperdício, criando assim os animais em estudo, recorrendo à colagem e pintura. Fizeram também uma solução natural para o combate do piolho da horta.