Os Animais da Horta

Escola EB 2,3 de Alpendorada (Marco de Canaveses)

Desafio: "Os Animais da Horta"

ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Os insetos polinizadores são muito importantes para as hortas, mas, infelizmente, a sua população diminuiu drasticamente, especialmente no caso das abelhas.
- Importante na polinização das diversas variadades horticulas, jardins e sobretudo na fruticultura;
- aumento da biodiversidade;
- produção de mel.
Ter cuidado com as abelhas uma vez que podem causar riscos para a saúde humana quando picam.

Formas de os atrair e manter:
Usar produtos ecológicos para tratar doenças e pragas. Os pesticidas, por vezes, eliminam todos os insetos, incluindo as abelhas.
– Plantar variedades de plantas que atraem insetos seja pelo seu aroma ou cores. Gostam mais de cores como o amarelo, branco, azul.
Por exemplo, o óregão é uma planta que produz muitas flores irresistíveis para as abelhas e também é uma planta que poderá usar em muitos pratos culinários.Também há plantas que atraem as abelhas enquanto florescem como: melão, cebola e abóbora.
– Intercalar a plantação das plantas de flores com os vegetais. Isso vai ajudar a polinização e terá uma colheita melhor.
– Tentar colocar grupos de flores atraentes fora das zonas com mais passagem já que as abelhas procuram tranquilidade e proteção para se alimentarem.
– Deixar as plantas silvestres crescerem onde não há cultivo, pois atraem abelhas e outros insectos polinizadores.
– Construir um abrigo para as abelhas, por exemplo, com um tronco seco. Só precisa fazer alguns buracos que vão servir-lhes de abrigo.
Criar uma calha para as abelhas, uma bandeja com pedras que não estão submersas para servi-los servir de pouso. Colocar plantas de hortelã suscetíveis a pulgões.
Os insetos polinizadores e, em especial, as abelhas são de vital importância para a agricultura e os ecossistemas. Sem eles, não se poderia manter a vida vegetal na terra, já que para a reprodução vegetal é necessária a propagação do pólen; mesmo para as variedades que polinizam-se autonomamente, os insetos polinizadores são benéficos porque aumentam a produtividade e a qualidade.
Cuidar das abelhas é cuidar da natureza.

Espécie 2:

Ilustração:

Vantagens da sua presença na horta:
Ter um sapo na horta é ter mão de obra grátis e eficiente:
Ajudam a controlar as pragas, pois consomem uma grande quantidade de insetos:
moscas (larvas e adultas),pulgões, besouros, mosquitos, traças… entre outros.
Também comem alguns invertebrados, tais como, aranhas, lesmas, lagartas…podem inclusive comer alguns vertebrados, como ratos.

Formas de os atrair e manter:
Basta criar um ponto húmido na horta e com sombra, pode ser até um vaso deitado de forma a fa aprecer uma espécie de caverna, ou fazer um mini-charco e assim está garantida a segurança permanente do espaço.

ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
Dado que se alimenta da seiva e os nutrientes das folhas, verifica-se que estas partes sofrem mudanças de cor(pequenas ou pontos). Se o ataque se prolongar no tempo, a folha acaba por secar e cair.
Outro efeito que se pode ver a olho nu é que enquanto as folhas perdem a cor e podem provocar deformações.
Estas partes aéreas da planta também ficam cobertas por uma espécie de líquido brilhante e pegajoso, sintoma claro do ataque da mosca-branca.
Aparecimento de outros insetos, como formigas. Estas são atraídas pelo melaço que segrega a mosca-branca nas folhas.

Formas de os combater:
Realizar as seguintes ações:
Recurso a predadores naturais: uma medida preventiva muito comum é manter ao redor da planta predadores naturais da mosca-branca. Entre eles: as joaninhas, as libélulas ou os colibris.
Acolchoar: outra medida habitual para evitar o aparecimento desta praga é acolchoar, no início da temporada, sobretudo quando se plantam tomates ou pimentos. Fazer uma cobertura vegetal refletora, assim as moscas-brancas não vão conseguir encontrar as plantas para depositar os ovos.
Revisões periódicas: verificar de frequentemente a parte de trás das folhas para se assegurar de que não tem ovos ou moscas.
Se a prevenção falhar pode-se usar a:
Forma manual: eliminar a mosca-branca sem danificar as nossas plantas é fazê-lo manualmente, sempre que seja um horta pequenoa e o número de insetos seja baixo. Requer mais paciência.
Uso de sabão potássico: com este produto o esqueleto dos insetos fica amolecido e por conseguinte debilita-se e as moscas morrem. O sabão potássico é natural e inócuo para a nossa saúde.
Uso de Óleo de neem: costuma-se usar depois de deitar o sabão potássico. É um inseticida natural que se extrai da árvore de neem.

Espécie 2:

Ilustração:

Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
São particularmente vorazes nas hortaliças, comem a couve até ao talo.
A lagarta da couve pode causar prejuízos assinaláveis nas plantas, sobretudo nas plantações recentes.
Causa graves prejuizos ao nivel da produção agircola.

Formas de os combater:
Em hortas familiares, podem retirar-se as folhas com ovos ou com lagartas ou retirar ovos e lagartas, evitando o recurso a inseticidas.
A plantar vegetais variados e evitar plantar grandes concentrações de vegetais sensíveis aos ataques, fará com que as borboletas indesejáveis se pousem para pôr ovos. No entanto, não existe nenhum método preventivo totalmente eficaz contra as lagartas. Pode lutar contra algumas delas usando armadilhas com feromonas, impedindo as borboletas adultas de se reproduzirem.

Memória descritiva:
Após a proposta ao alunos da turma do 8º G reletivamente aos animais da horta, o entusiamo foi grande. Numa forma inicial todos com recurso aos seus smartphones fizeram pesquisa não só das sugestões que vinham descritas como exemplo da iniciativa, mas também porcuram outras. Após a seleção das espécies a ilustrar quer as vantajosas ou desfavoráves nas hortas, os alunos passaram de imediato a faze de ilustração na sala de aula que se prolongou por duas sessões. O professor/Coordenador Eco-Escolas suprvesinou "in locu" os trabalhos tirando,por vezes dúvidas na técnica de ilustrar etc. Após conclusão de todas as ilustrações, estas estiveram expostas na biblioteca,para se escolher as melhores no âmbito de um concurso interno promovido pelo coornador Eco-Escolas, foi realizado um pequeno video com as ilustrações para divulgar na redes sociais e posto isto foram selcionadados quatro tabalhos mas submeter enste concurso.