Os Animais da Horta
Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)
Desafio: "Os Animais da Horta"
ANIMAIS BENÉFICOS/AUXILIARES
Espécie 1:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
São excelentes polinizadoras para o jardim, horta ou pomar, permitindo a reprodução de espécies vegetais e assim aumentar a produtividade, melhorar a formação de frutos e deixar os jardins mais floridos.
O seu papel no ecossitema é vital para a manutenção das espécies.
Direta ou indiretamente, mais de 70% da alimentação humana depende da polinização e da ação das abelhas, se a sua ação falhar, diminui a diversidade de alimentos à escala mundial, devendo deste modo ser uma espécie a preservar.
No entanto, muitas vezes são esquecidas ou até exterminadas devido às picadas que podem dar quando se sentem ameaçadas no seu habitat.
Formas de os atrair e manter:
Sugestões para atrair ou manter as abelhas junto das hortas ou jardins devemos:
- As abelhas são atraídas pelas plantas aromáticas e flores de cores claras (branca e amarela); espécies como o manjericão, lavanda, funcho, malva, orégãos, alecrim, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, são alguns exemplos.
- Proporcionar locais de abrigo (galhos ou ramos caídos, árvores,…) onde possam fazer as colmeias e água (poço, tanque de água,…).
Espécie 2:
Ilustração:
Vantagens da sua presença na horta:
As aranhas são muito importantes no controlo da população de insetos considerados pragas para as espécies vegetais de hortas ou jardins. As suas teias atraem e imobilizam os insetos, dos quais se alimentam.
No entanto, o excesso de aranhas pode ser prejudicial, pois são predadores de animais benéficos, como as joaninhas.
Formas de os atrair e manter:
As hortas biológicas com diversidade de plantas são o habitat ideal para as aranhas, para as manter devemos ter o cuidado de não as pisar/matar.
ANIMAIS PREJUDICIAIS
Espécie 1:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
A toupeira, apesar de não ter a visão desenvolvida, tem grande capacidade olfativa, tátil e sensorial. Escava autênticos labirintos de túneis subterrâneos e facilmente deteta as partes subterrâneas das plantas (raízes, tubérculos,...), das quais se alimenta, prejudicando o desenvolvimento de culturas.
Formas de os combater:
Sugestões para combater/afastar as toupeiras:
- Utilizar um repelente de toupeiras junto das entradas dos túneis (óleo de rícino) ;
- Inundar as galerias com água;
- Plantar em sítios estratégicos plantas pouco atrativas para as toupeiras (alho, cebola, alho-francês; malmequer, narciso,...);
- Colocar um objeto metálico que provoque ruído (como um catavento).
Espécie 2:
Ilustração:
Implicações/desvantagens da sua presença na horta:
As lagartas são a fase de larva de borboletas que utilizam as folhas de couve ou de outros vegetais para colocar os seus ovos, que depois se desenvolvem e se alimentam de folhas tenras.
Consegue-se reconhecer a sua presença pelos "recortes" nas folhas dos vegetais, chegando por vezes a desaparecer a parte aérea das plantas pequenas.
Formas de os combater:
- Plantar ervas aromáticas juntos das culturas de vegetais (plantas companheiras) que atraiam as borboletas para elas e assim deixam de colocar os ovos noutras culturas (preservando algumas espécies), como a capuchinha ou chagas laranjas e amarelas;
- Plantar ervas aromáticas com efeito repelente: erva-cidreira, salva, oregãos, alecrim e flores de calêndula;
- Colocação de rede que impeça a borboleta de chegar às folhas e colocar os ovos;
- Pulverizar com soluções repelentes caseiras com sabão neutro e outros ingredientes da cozinha.
Memória descritiva:
O desafio foi lançado aos alunos de uma turma de 6º ano com o objetivo de identificar a diversidade de espécies encontradas na horta, qual a sua ação (benéfica ou prejudicial) e qual a forma de atrair ou combater. Os alunos aderiram com entusiasmo, organizaram-se em pequenos grupos para a elaboração das pesquisas e tentaram identificar também na horta da escola espécies que permitissem a escolha para o trabalho proposto.
Após a escolha das quatro espécies (duas benéficas e duas prejudiciais), decidiram a distribuição de tarefas: pesquisa de informação sobre a razão de serem benéficas/prejudiciais e formas de as atrair/combater, assim como a respetiva ilustração.
Os alunos tiveram oportunidade de enriquecer o seu conhecimento acerca da importância das espécies, da interação entre elas, da utilização de técnicas biológicas e ecológicas no controlo de pragas e práticas agrícolas, assim como o reconhecimento, valorização e proteção da biodiversidade.