As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB 2,3 Dr. Acácio de Azevedo (Oliveira do Bairro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Foi criada uma hora à 2 anos atrás, mas no ano letivo anterior, foi interrompida devido ao confinamento de 2020

2. Área aproximada da horta (m²):

30 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

A horta foi dinamizada por alunos que se encontram abrangidos por medidas do DL54/2008, designadamente, de Adaptações Curriculares Significativas, pelo que, apesar dos mesmos terem utilizado competências inerentes às disciplinas de Ciências Naturais, Fís

3.3. N.º de alunos envolvidos:

4

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ao longo de todo o processo – na partilha de ideias, na doação de espécies a plantar, no empréstimo de ferramentas agrícolas, etc.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Estes alunos têm por natureza pouca motivação para aprender. Com a Horta manifestaram uma maior motivação para a escola e para as aprendizagens, tendo sido possível não só aplicarem conhecimentos trabalhados de teoricamente (como seja, por exemplo, alguns princípios relacionados com a sustentabilidade), como foi igualmente possível aprenderem pela via do fazer e trabalhar os relacionamentos pessoais em contextos diferentes da sala de aula normal. Os alunos mostraram também a sua criatividade, autonomia e até iniciativa e solicitude, algo mais difícil de manifestarem em sala de aula. Em relação à comunidade, foi importante o reconhecimento de competências aos alunos, por parte desta, e a valorização do trabalho/empenho dos mesmos, situação que teve e terá impacto na formação global destes jovens. De referir que a comunidade colaborou sempre em todas as etapas e os produtos hortícolas colhidos foram, com a colaboração da comunidade, “trocados” por outros bens alimentares e de higiene, para ajudar famílias carenciadas do agrupamento.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta tem estado a cargo dos alunos envolvidos orientados pela docente de educação especial responsável. No horário dos alunos, designadamente nas horas em que trabalham a área de Autonomia pessoal e Social com a referida docente, foram definidos os tempos semanais para cuidar da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Todo o Processo de limpeza e mobilização do solo foi feito com recurso a técnicas não evasivas, associadas à agricultura tradicional/biológica, recorrendo-se unicamente a ferramentas como a enxada, a sachola/sacho, o ancinho, a forquilha, a monda manual, o regador, etc. A fertilização do solo foi realizada quer com composto orgânico natural, existente debaixo de árvores e num pequeno monte de compostagem elaborado pelas funcionárias em resultado do acumular de resíduos orgânicos provenientes da limpeza e manutenção dos jardins exteriores da escola (folhagem, relva, etc.), bem como pela erva espontânea que existia no terreno da horta, antes de se iniciar o processo da mesma, erva esta que foi cortada e enterrada quando se cavou/preparou o terreno, constituindo, neste caso, adubo verde.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os materiais utilizados são essencialmente os retirados da manutenção dos jardins (relva, folhas de árvores), bem como da limpeza dos espaços adjacentes à horta (folhagem das árvores, ervas espontâneas, etc.).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são: alface, cebola, curgete, salsa, tomate, pimento, pepino, beterraba, abóbora, feijão, couve, melão/melancia e morangos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Tendo em conta que o estado do tempo tem colaborado, a água da chuva que cai diretamente na horta foi grande parte do tempo a principal fonte de “rega”. Contudo, com o aquecimento do tempo, sempre que houve necessidade, a horta foi regada manualmente (regador) com água do abastecimento municipal. Os momentos escolhidos para esta tarefa são, naturalmente, os primeiros da manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, pelo menos 2 vezes por semana, nas atividades de manutenção da horta, são observadas de perto as espécies para deteção de eventuais anomalias (pragas ou doenças). Tendo em conta a diversidade de espécies introduzidas e a tentativa de fazer algumas consociações, não temos tido pragas/doenças. Temos sim alguns pequenos roedores que circulam por debaixo do solo (toupeiras, ratos, etc.). Apenas pisamos o solo, na presença da elevação deste (em denúncia, por exemplo, das toupeiras). Não sendo propriamente uma praga, outro aspeto a referir foram os pardais que volta e meia picavam as couves e morangos. Neste caso, colocamos algumas fitas coloridas que na presença de vento emitiam um ligeiro ruído e movimento, afastando naturalmente a passarada. Refira-se que a horta está inserida num amplo espaço pomar de citrinos e oliveiras, pelo que há espaço e alimento para todos!

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Nada a declarar

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Comemoração de aniversários dos alunos envolvidos

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

feira na escola – Esta atividade começou a ser realizada a partir do momento em que os primeiros produtos começaram a ser colhidos. Estes produtos eram expostos para que os interessados (professores e funcionários) os pudessem ”adquirir” pelo preço que entendessem, sabendo, porém, que o dinheiro angariado seria para comprar bens de primeira necessidade para famílias carenciadas. Ao lado dos produtos existia uma caixinha onde eram colocados os donativos por cada produto levado da horta. Esta atividade decorria sempre que haviam produtos a ser colhidos. Envolveu para além dos alunos responsáveis pela horta e respetiva docente de educação especial, todos os professores e funcionários da escola que quiseram participar e colaborar. Esta atividade teve um impacto muito positivo, quer ao nível da divulgação do trabalho/empenho destes alunos e valorização do mesmo por parte de todos (são por norma jovens pouco envolvidos na vida normal da escola), quer ao nível dos próprios alunos acreditarem neles próprios e verem resultados do seu empenho; possibilitou ainda ajudar famílias desfavorecidas social e economicamente, em resultado do trabalho dos alunos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

aulas na horta – Este espaço foi por excelência um lugar de aula dos alunos que participaram, uma vez que facilitou aprendizagens teóricas e permitiu implementar em contexto real conteúdos abordados teoricamente, não só nas aulas da área de Autonomia Pessoal e Social, mas também outros, abordados nas disciplinas de Matemática, Ciências Naturais e Físico-química. Sempre que se agendava uma ida à horta, antes de se iniciar qualquer tarefa os alunos eram elucidados acerca dos aspetos que iriam abordar e que fazem parte dos respetivos currículos adaptados. Sendo a componente prática facilitadora de diversificação de estratégias de ensino, as aulas na horta permitiram ainda aprendizagens pela via do fazer, facilitaram a partilha de conhecimentos/competências e uma grande mais valia nestes jovens foi o possibilitar ainda o trabalho ao nível das competências relacionais, sociais e de autonomia, sem que os mesmos se apercebessem, tendo os resultados sido extremamente positivos. Nesta atividade estiveram envolvidos quatro alunos, a usufruir de medidas adicionais (DL54/2018), bem como a respetiva docente de educação especial.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

De forma a valorizar a horta numa perspetiva social, relacional e comemorativa, o espaço foi também dedicado à comemoração de aniversários dos alunos envolvidos na mesma, sendo a horta, nas atuais circunstâncias de COVID, um espaço de excelência para estas situações, por ser uma área exterior, aberta, com total circulação de ar e onde o distanciamento físico era possível, apesar da proximidade emocional que os unia nestes momentos. Este espaço informal e descontraído possibilitou uma maior partilha de emoções, sentimentos e permitiu a tomada de consciência para a importância e versatilidade dos espaços agrícolas. Nestes momentos estiveram presentes os alunos envolvidos na horta e alguns colegas mais próximos, da escola. Contou sempre com a supervisão e orientação da professora de educação especial.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Este projeto tem a possibilidade de lhe ser dada continuidade no próximo ano letivo. Permitiu de uma forma inegável valorizar a terra e a atividade agrícola, possibilitando uma aproximação destes jovens à atividade, a qual é atualmente desvalorizada por muitos deles. A motivação foi uma constante em todas as etapas desenvolvidas. A paragem das aulas presenciais atrasou muitos procedimentos, porém o regresso foi intenso e permitiu recuperar algum tempo! Apesar de se terem fotografado todas as etapas da horta e divulgado pelos canais de comunicação da escola, tendo em conta todos os contratempos do ano letivo que teve mais uma vez de lidar com a paragem das aulas presenciais, não houve possibilidade de ser criada uma página exclusiva para a horta. No entanto, a mesma foi divulgada nas atividades do Plano Anual de Atividades do Agrupamento, e irá ser divulgada na página da escola e na revista digital do agrupamento.

15.1. Link para a página da horta: