saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há cerca de 18 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
52 m quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
8
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Todas
3.3. N.º de alunos envolvidos:
124
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Costumamos fazer Eco-Sábados onde as famílias colaboram nos trabalhos mais pesados da horta. Foi a família que colocou a nova cerca, o galinheiro e arranjos na coelheira e na casa da árvore. Sempre que solicitamos a colaboração há sempre alguns encarregados de educação que se disponibilizam a ajudar. Colaboram com plantas, animais e comida para eles. Participam na recolha de resíduos orgânicos para enriquecem o nosso composto. Estão sempre recetivos e disponibilizam-se para as iniciativas propostas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A nossa escola é reconhecida na comunidade pelas boas práticas ecológicas, sobretudo pela horta biológica. Somos procurados cada vez por mais alunos mas como já não temos capacidade e uma longa lista de espera, a Autarquia comprometeu-se em requalificar a escola e aumentar o número de salas. Finalmente este ano as obras arrancaram e estão a decorrer. As crianças conhecem a cadeia alimentar através das atividades na horta e aprenderam a consumir o que produzem. Os pais valorizam cada vez mais produtos biológicos e muitos começaram a fazer agricultura biológica produzindo compostagem para adubar a horta seguindo o exemplo da escola. Todos fazem aprendizagens significativas com atividades realizadas à volta da horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Este ano devido à pandemia distribuímos uma semana por mês a cada turma do 1º Ciclo que trata da horta e das tarefas à volta dela: alimentar os animais, mudar a água aos patos, despejar os baldinhos da compostagem, semear, plantar, mondar, colher, observar e registar ataques de pragas, encher os comedouros e bebedouros das aves, recolher os ovos do galinheiro,....
O Jardim de Infância, que tem um horário de intervalo diferente do 1º Ciclo, supervisiona e verifica se está tudo bem. Despeja os seus baldinhos nos compostores e cumpre as suas tarefas que são diárias.
7. Como é feita a preparação do solo?
Todos os anos o solo é limpo e adubado com composto produzido no ano anterior. Costumamos ter a colaboração das famílias das crianças para este trabalho mas este ano devido à pandemia não foi possível. Fizemos tudo com as crianças. Colhemos os legumes produzidos durante o verão que usamos em atividades de culinária ou vendemos. Arrancamos ervas e plantas mortas, sachamos e deixamos as galinhas esgravatarem. Adubamos o terreno com composto produzido no ano passado e semeámos várias culturas tendo em atenção a mudança de espaço de cada uma para evitar doenças.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Todos os dias as crianças responsáveis trazem de casa o baldinho com resíduos orgânicos para os nossos compostores. Juntamos as cascas da fruta dos nossos lanches e da sobremesa do refeitório para fazer compostagem. Colocamos diferentes resíduos em camadas alternando verdes com castanhos que remexemos com frequência para arejar e acelerar o processo. Deitamos além de cascas de fruta, borras de café, cascas de ovos, ervas das infusões, restos vegetais,relva, cinza da caldeira, palha, resíduos das galinhas e coelhos, folhas secas das muitas árvores do recreio, entre outros.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Depende das estações do ano. Temos diferentes culturas. Na orla da horta temos ervas aromáticas e plantas medicinais: alecrim, alfazema, salva, tomilho, poejo, hipericão do Gerês, funcho, cidreira, salva ananás, hortelã, menta, lúcia lima, oregãos, coentros, louro, erva de caril, manjericão, cebolinho, salsa, mostarda,entre outros. Também temos algumas plantas com flores para atrair os insetos auxiliares e polinizadores: Philomis púrpura e philomis amarela, santolina, calendula, capuchinha, onagra, borragem, malva,malmequer, amores perfeitos silvestres, violetas, primulas, jasmim, coroa imperial, tulipas, cravos túnicos, entre outras. Temos plantas hortícolas, várias espécies de couves, cenouras, beterraba, alho francês, alface, cebola, batata doce, acelgas, rúcula,entre outras. Plantas frutíferas: cerejeira, ameixoeira, pereira, medronheiro, framboesas, groselhas, morangueiros...
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Temos instalado um sistema de rega gota a gota mas só é ligado no verão. Ao longo do ano são as crianças que regam a horta com água da chuva, que transportam em regadores do depósito de água oferecido pela EMAR (Empresa Municipal de Água e Resíduos) há mais de 10 anos.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
É sim. Todos os dias através de observação direta e registo fotográfico ou gráfico. Registamos as observações no Diário de Grupo na coluna do Acho Mal e decidimos investigar e descobrir formas de as combater, registando na coluna do "Queremos Fazer". Usamos produtos naturais para as combater.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Infusão de sabão azul e chorume de urtigas para os pulgões, cinza ou cascas de ovos para os caracóis, cerveja para as lesmas, cravos túnicos para as toupeiras.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Coelhos, galinhas e patos.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Teatros, piqueniques, presentes, jogos.
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Feira-Todos os anos fazemos feira de outono na nossa escola mas este ano não foi possível concretizar por causa da pandemia. De qualquer maneira vendemos alguns dos produtos hortícolas, ervas aromáticas, compostos,ovos e animais de criação, às famílias das nossas crianças ou outras pessoas da comunidade que conhecem os nossos produtos e os procuram. Com este dinheiro compramos milho para as galinhas, ração para os coelhos, feno para os acomodar e algumas alfaias agrícolas necessárias.
Atividade 2:
Descrição:
Confeção de sopas e outros pratos. Todas as sextas feiras a sala do Jardim de Infância realiza atividades de culinária usando os produtos colhidos na horta ou pomar e utiliza os ovos das galinhas para os bolos de aniversário das crianças ou outras sobremesas do seu agrado. As outras salas do 1º Ciclo também se associam em dias festivos ou outros importantes para a escola: dia da alimentação, por exemplo. As bebidas usadas nos aniversários, noutras festas, reuniões ou piqueniques são sempre saudáveis, com produtos da nossa horta ou pomar: infusões, águas aromatizadas ou sumos de fruta natural.
Atividade 3:
Descrição:
Aulas na horta.Sempre que precisamos usamos a horta ou os animais associados para transmitir conhecimentos às crianças que interiorizam de uma forma lúdica, aprendizagens significativas. Aprendem conceitos de biologia com o nascimento dos coelhos, características dos mamíferos, diferenças das aves. Identificam plantas através dos diferentes sentidos, percebem o conceito de germinação entre outros e as diferentes fases do crescimento de uma planta. Aprendem conceitos de matemática com o número de crias nascidas, os ovos recolhidos, as frutas colhidas,as formas geométricas dos canteiros, a área da horta, etc....
15. Outros aspetos de realce da horta:
Através das atividades de culinárias as crianças aprendem a gostar de alimentos que antes nem provavam.Todos apreciam infusões das nossas ervas aromáticas sem adição de açúcar. A maioria identifica e distingue diferentes plantas e conhece a cadeia alimentar. Todos respeitam a natureza e adquirem valores de cidadania. Somos reconhecidos na comunidade pelas boas práticas ecológicas e preferidos pelos Encarregados de Educação e solicitados por outras escolas para partilharmos a nossa experiência.Vamos ter uma escola requalificada pelo bom desempenho nos projetos desenvolvidos.
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/luisa.fernandes.9847/