As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Este ano devido à pandemia COVID19 a participação dos familiares passou pela angariação de produtos (plantas, flores, sementes, etc…) para o cultivo da nossa horta.
Em simultâneo, os familiares foram incentivados a visitarem a horta sempre que o desejem e colherem alguns dos bens alimentares que nela existam, cumprindo as normas de higiene e segurança.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Ao mesmo tempo, a horta permite mostrar aos alunos a importância da produção de produtos biológicos e o seu consumo, melhorando a qualidade da alimentação.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é, normalmente, feita de manhã, durante o intervalo dos alunos. Nas 2ª e 6ª feiras a tarefa fica a cargo do 1ºCEB e nos restantes dias é o pré-escolar que a realiza (3ª, 4ª e 5ª feiras).
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Sempre que existem produtos alimentares para colheita na horta da Escola, as ementas do refeitório são feitas tendo por base a sua utilização.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os alunos do Clube Eco mistério têm várias aulas na horta.
Um dos exemplos foi a elaboração de um dicionário da Natureza, em que os alunos puderam deslocar-se pelo espaço da horta e do recreio exterior, a fim de identificarem aspetos da Natureza que começassem por cada uma das letras do alfabeto.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: