As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola EB 2,3 Irmãos Passos - Guifões - Matosinhos (Matosinhos)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos aprenderam a preparar o solo para a sementeira e plantação das plantas hortícolas.
Os alunos das diferentes anos e turmas ponderam observar o crescimento e desenvolvimento das plantas e alguns destes puderam tratar/ cuidar da horta. Os alunos responsáveis pela horta foram os alunos da brigada da floresta.
Os alunos podaram levar para as suas casas e ai saborear os legumes produzidos por eles.Deeviso a pandemia não podemos confecior refeições com os alunos na escola. Os alunos fizeram uma venda de legumes a toda a comunidade escolar.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Na fertilização usamos o adubo orgânico resultante da compostagem, e o café utilizado na escola.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A utilização da água é reaproveitada a das vizinhas recolhida da água da chuva e só depois usamos a da rede publica para quando esta se esgota.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Nesta fase os alunos regaram as plantas e colheram algumas plantas para as podem saborear em casa.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: