As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1 Nº 11 de Setúbal (Setúbal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Menos de 50 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Cidadania, Artes Visuais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

43

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Através da horta foi possível aos alunos experienciarem as várias fases do crescimento das plantas. Despertou ainda nos alunos o gosto pela manutenção e vigilância das plantas. Foi possível trabalhar muitas questões sobre a importância de uma alimentação saudável e da agricultura biológica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as semanas há uma equipa de alunos responsável pela manutenção das plantas com ajuda de uma assistente operacional.

7. Como é feita a preparação do solo?

Recorremos a garrafões e vasos onde é colocada terra que é misturada com restos de folhas recolhidas do pátio da escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Num canto da escola são colocadas todas as folhas que caem das árvores, e são recolhidas diariamente aquando da limpeza do pátio.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas: coentros, alecrim, menta, hortelã, cidreira, tomilho, louro
Cenouras, tomateiros, pimenteiros, morangueiros

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita diariamente de manhã utilizando um regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todas as semanas, manualmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Surgem por vezes alguns caracóis e lesmas que são retirados manualmente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Durante o ano os alunos observaram a constituição das plantas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Recolheram-se algumas folhas para construir um herbário.
Fez-se a comparação das diferentes folhas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/Agrupamento-de-Escolas-Lu%C3%ADsa-Todi-141837032522828