As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola EB de Vilarinho de Bairro (Anadia)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
- Partilha de experiências nas hortas familiares ou de explorações agrícolas, dado a escola estar inserida num meio rural.
- Indicações da época a plantar ou semear os produtos e outros conhecimentos relacionados com agricultura muito úteis para todos os envolvidos.
- Cedência de alguns produtos nos momentos de plantio/sementeira.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Consciencializou para a importância da agricultura sustentável na promoção da biodiversidade e na conservação dos habitats.
- Promoveu, através das tarefas realizadas no espaço da horta, o sentido de responsabilidade, e criatividade dos alunos.
- Desenvolveu a entreajuda e a cooperação.
- Permitiu a educação inclusiva dos alunos com medidas de promoção ao sucesso escolar e medidas adicionais
- Os alunos puderam conhecer uma grande variedade de sementes e plantas, bem como e quando estas deveriam ser lançadas na terra.
- Incutiu valores de partilha, entre professores, alunos e funcionários, no sentido de alcançar o bem comum- o sucesso da nossa horta!
Os alunos revelaram muito empenho e interesse pelas tarefas que iam realizando na horta, assim como por acompanhar os diferentes estádios de desenvolvimento das plantas. Mesmo alunos que não faziam parte deste projeto demonstraram curiosidade e iam acompanhando a evolução da horta.
Todos os produtos obtidos foram distribuídos pela comunidade educativa.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
- Realizaram-se pesquisas sobre a consociação de culturas: o feijão ficava bem perto de que planta? Teria que ser semeado mais à sombra ou ao sol? Iria precisar de muita ou pouca água?
- Planeamento da distribuição dos hortícolas no terreno destinado ao desenvolvimento do projecto.
- Manutenção da espiral de aromáticas (limpeza, reposição, poda, recuperação dos seixos identificadores), bem como das calças de ganga que servem de cercadura e de vasos para o morangal.
- Realização da poda da vinha existente e apanha das vides por alunos e professora.
- Semanalmente foram distribuídas, às turmas envolvidas, tarefas para a manutenção da horta (rega, limpeza de ervas daninhas, colheita dos produtos, armazenamento das alfaias agrícolas, etc.), com apoio e supervisão de professores e/ou funcionários.
- Dar a conhecer, à comunidade, a evolução da horta, através da página da Escola no Facebook.
7. Como é feita a preparação do solo?
- Recorreu-se à lavra e à cava o que permitiu utilizar os resíduos vegetais no local como fertilizante natural. Posteriormente o composto obtido no compostor existente na Escola foi sendo utilizado, nos diversas sementeiras e plantios que se foram realizando.
- Reutilização de pneus onde foram efectuadas algumas plantações.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Aromáticas: sálvia, alecrim, erva-cidreira, orégãos, hortelãs, salsa, coentros, cebolinho.
Produtos hortícolas: Feijão-verde, favas, brócolos, couve, curgete, batatas, batata doce; pimentos, tomates, cebolas, alhos, alho francês, alface, beringelas, aipo, cenoura; espinafres, abóboras, chuchus , beterraba, rúcula, peninos, meloas, morangos
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
É tido em atenção a hora de efetuar a rega, escolhendo-se um período de calor menos intenso (final da tarde ou início da manhã).
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Cochonilha – não foi combatida atempadamente devido à pandemia.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
No 5º anos conteúdos “ A importância das rochas e do solo na manutenção da vida” e “Biodiversidade Vegetal” realizaram-se aulas na horta que serviram para os alunos compreenderem e aprenderem que:
- o solo é um suporte de vida;
- as propriedades dos solos;
- degradação e conservação dos solos;
- técnicas e instrumentos utilizados na agricultura;
- biodiversidade, uma riqueza a preservar.
Na disciplina de Matemática (2º ciclo) as docentes aproveitaram para abordar os temas: perímetros (da horta e canteiros), áreas (da horta e das respetivas superfícies ocupadas por cada produto hortícola).
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Aquando da realização do Peddy Paper pelo coração (19 maio)-DIA ECO ESCOLA -a questão relativa a Ciências Naturais (2º ciclo) foi relacionada com a horta da nossa Escola.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: