As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB de Vilarinho de Bairro (Anadia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Matemática, Cidadania e Direção de Turma

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80 (2º ciclo)

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias envolveram-se ao longo do processo, desde a regresso ao ensino presencial. Essa participação fez-se essencialmente através de:
- Partilha de experiências nas hortas familiares ou de explorações agrícolas, dado a escola estar inserida num meio rural.
- Indicações da época a plantar ou semear os produtos e outros conhecimentos relacionados com agricultura muito úteis para todos os envolvidos.
- Cedência de alguns produtos nos momentos de plantio/sementeira.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Este projecto foi enriquecedor para os alunos e também para a comunidade pois:
- Consciencializou para a importância da agricultura sustentável na promoção da biodiversidade e na conservação dos habitats.
- Promoveu, através das tarefas realizadas no espaço da horta, o sentido de responsabilidade, e criatividade dos alunos.
- Desenvolveu a entreajuda e a cooperação.
- Permitiu a educação inclusiva dos alunos com medidas de promoção ao sucesso escolar e medidas adicionais
- Os alunos puderam conhecer uma grande variedade de sementes e plantas, bem como e quando estas deveriam ser lançadas na terra.
- Incutiu valores de partilha, entre professores, alunos e funcionários, no sentido de alcançar o bem comum- o sucesso da nossa horta!
Os alunos revelaram muito empenho e interesse pelas tarefas que iam realizando na horta, assim como por acompanhar os diferentes estádios de desenvolvimento das plantas. Mesmo alunos que não faziam parte deste projeto demonstraram curiosidade e iam acompanhando a evolução da horta.
Todos os produtos obtidos foram distribuídos pela comunidade educativa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

-Os assuntos relacionados com a execução do projeto para a implantação da horta foram discutidos com os alunos do 2º ciclo.
- Realizaram-se pesquisas sobre a consociação de culturas: o feijão ficava bem perto de que planta? Teria que ser semeado mais à sombra ou ao sol? Iria precisar de muita ou pouca água?
- Planeamento da distribuição dos hortícolas no terreno destinado ao desenvolvimento do projecto.
- Manutenção da espiral de aromáticas (limpeza, reposição, poda, recuperação dos seixos identificadores), bem como das calças de ganga que servem de cercadura e de vasos para o morangal.
- Realização da poda da vinha existente e apanha das vides por alunos e professora.
- Semanalmente foram distribuídas, às turmas envolvidas, tarefas para a manutenção da horta (rega, limpeza de ervas daninhas, colheita dos produtos, armazenamento das alfaias agrícolas, etc.), com apoio e supervisão de professores e/ou funcionários.
- Dar a conhecer, à comunidade, a evolução da horta, através da página da Escola no Facebook.

7. Como é feita a preparação do solo?

- O solo foi preparado, no período de confinamento, por professores, funcionários e alunos que estavam na escola (Escola de Acolhimento).
- Recorreu-se à lavra e à cava o que permitiu utilizar os resíduos vegetais no local como fertilizante natural. Posteriormente o composto obtido no compostor existente na Escola foi sendo utilizado, nos diversas sementeiras e plantios que se foram realizando.
- Reutilização de pneus onde foram efectuadas algumas plantações.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas, resíduos da poda das árvores existentes na escola, resíduos da limpeza do terreno destinado à horta e cascas da fruta dos lanches dos alunos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Videiras: este ano foram acrescentadas à vinha existente, castas de uva de mesa.
Aromáticas: sálvia, alecrim, erva-cidreira, orégãos, hortelãs, salsa, coentros, cebolinho.
Produtos hortícolas: Feijão-verde, favas, brócolos, couve, curgete, batatas, batata doce; pimentos, tomates, cebolas, alhos, alho francês, alface, beringelas, aipo, cenoura; espinafres, abóboras, chuchus , beterraba, rúcula, peninos, meloas, morangos

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com recurso a regadores e a uma mangueira com aspersor.
É tido em atenção a hora de efetuar a rega, escolhendo-se um período de calor menos intenso (final da tarde ou início da manhã).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Foi, com a supervisão de um funcionário e de um professor e uma frequência semanal.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis – usando cinzas;
Cochonilha – não foi combatida atempadamente devido à pandemia.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Integração da horta no percurso da Peddy Paper realizado para comemorar o Mês de Coração (Maio); - Pares de plantas companheiras (participação no desafio) - Partilha de fotos com a comunidade, através da página da Escola no Facebook

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta:
No 5º anos conteúdos “ A importância das rochas e do solo na manutenção da vida” e “Biodiversidade Vegetal” realizaram-se aulas na horta que serviram para os alunos compreenderem e aprenderem que:
- o solo é um suporte de vida;
- as propriedades dos solos;
- degradação e conservação dos solos;
- técnicas e instrumentos utilizados na agricultura;
- biodiversidade, uma riqueza a preservar.

Na disciplina de Matemática (2º ciclo) as docentes aproveitaram para abordar os temas: perímetros (da horta e canteiros), áreas (da horta e das respetivas superfícies ocupadas por cada produto hortícola).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Questão do Peddy Paper
Aquando da realização do Peddy Paper pelo coração (19 maio)-DIA ECO ESCOLA -a questão relativa a Ciências Naturais (2º ciclo) foi relacionada com a horta da nossa Escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Para a participação do desafio “Plantas companheiras” , recorremos ao espaço da nossa Horta Bio como ponto de partida que levaria, depois, a uma pesquisa mais aprofundada.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Neste espaço continuou a espiral destinada à plantação das aromáticas o que contribuiu para o a manutenção do cultivo das mesmas e para embelezamento do espaço.

15.1. Link para a página da horta: