saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A Horta Biológica a concurso foi construída de raís. No entanto na Escola já existe à alguns anos uma Horta Pedagógica, nomeadamente de culturas hortícolas e de Plantas Aromáticas e Medicinais
2. Área aproximada da horta (m²):
55
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Produção Agrícola; CEF OMA; CEF Animais em Cativeiro
3.3. N.º de alunos envolvidos:
15
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias encontram-se envolvidas no âmbito do contributo na cedência de sementes e plantas para a sua incorporação na horta, bem como na aquisição de produto final, resultante da horta biológica. A frequência na participação, é semanal, aquando na aquisição dos produtos expostos para venda à comunidade e em outras áreas de interesse, sempre que necessário, pois são a intenção de participação é extremamente ativa e dinâmica.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Relacionamento interdisciplinar; Articulação com o meio envolvente e troca de experiências com funcionários e as diferentes áreas científicas em estudo; Promoção de atitudes e comportamentos; Desenvolvimento de práticas que fomentam a preservação do ambiente; Reciclagem e valorização de resíduos resultantes dos trabalhos desenvolvidos na atividade da horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é organizada semanalmente, consistindo no controlo de infestantes; rega sempre que necessário, através de ponto de água próximo. A horta encontra-se organizada em canteiros, de forma a promover a rotação de culturas: raíz/tubérculo; folhas/fruto, bem como procurando realizar as consociações favoráveis à biodiversidade e preservação do solo e no controlo de pragas e doenças. A repartição de tarefas eram cumpridas através do cumprimento de plano de manutenção elaborado semanalmente.
7. Como é feita a preparação do solo?
Inicialmente procedeu-se a uma limpeza do solo, nomeadamente da vegetação espontânea existente, para tal, recorreu-se à utilização de uma capinadeira. A preparação do solo foi realizada por mobilização mecânica, com recurso a uma charrua de aivecas, realizando a incorporação de composto orgânico produzido na exploração. Procedeu-se também à regularização/nivelamento do solo com auxílio a uma grade de discos. A fertilização foi realizada por incorporação no solo do composto orgânico com recurso a um distribuidor de estrume.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é realizada na EPACSB através dos resíduos vegetais da exploração e posteriormente misturada com dejetos sólidos de animais (estrume) resultante da atividade pecuária da escola (novilhas e vitelos). A utilização do estrume da espécie bovina, permite enriquecer o solo em matéria orgânica e auxiliar no processo de retenção de água no solo o que acaba por trazer outros benefícios importantes. O composto é armazenado em estrutura adequada, sendo arejada e estanque a este fim: nitreira, de forma a possibilitar que o referido composto seja curtido.. A nitreira sé uma estrutura que permite o armazenamento e o tratamento de estrume e que possui uma ligeira inclinação, permitindo assim, o escorrimento de efluentes líquidos vulgarmente conhecido como chorume.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Sistema de rega por bombagem (água do poço)
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização de pragas e doenças é realizada por observação visual direta e através dos meios de luta biológica (introdução de auxiliares das culturas).
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
No caso das Couves, verificou-se ataque de aves (pombos), caracol, lesmas, percevejo da couve e lagarta da couve.
A forma de combate incidiu manualmente, na colheita das folhas atacadas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Galináceos, Porcos da Índia, Coelhos anãos.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Loja física/venda aberta a toda a comunidade/ Alimentação dos animais em cativeiro e aves através
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Confeção de sopas e outros pratos: alguns dos produtos colhidos na horta biológica, servem para confecionar menus na cantina escolar da escola, bem como para promover workshops de degustação e participação ativa dos alunos.
Atividade 2:
Descrição:
Aulas na Horta: a manutenção da horta biológica, é realizada por alunos dos cursos de produção agrícola, estando responsáveis pela realização de práticas culturais associadas.
Atividade 3:
Descrição:
Loja Física/venda á Comunidade: A escola dispõe de uma loja, designada "Casa das Vendas", na qual se expõem os produtos oriundos da Horta pedagógica
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta:
https://agropecuarianaepacsb.blogspot.com/