As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Profissional Agrícola Conde São Bento (Santo Tirso)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A Horta Biológica a concurso foi construída de raís. No entanto na Escola já existe à alguns anos uma Horta Pedagógica, nomeadamente de culturas hortícolas e de Plantas Aromáticas e Medicinais

2. Área aproximada da horta (m²):

55

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Produção Agrícola; CEF OMA; CEF Animais em Cativeiro

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias encontram-se envolvidas no âmbito do contributo na cedência de sementes e plantas para a sua incorporação na horta, bem como na aquisição de produto final, resultante da horta biológica. A frequência na participação, é semanal, aquando na aquisição dos produtos expostos para venda à comunidade e em outras áreas de interesse, sempre que necessário, pois são a intenção de participação é extremamente ativa e dinâmica.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Relacionamento interdisciplinar; Articulação com o meio envolvente e troca de experiências com funcionários e as diferentes áreas científicas em estudo; Promoção de atitudes e comportamentos; Desenvolvimento de práticas que fomentam a preservação do ambiente; Reciclagem e valorização de resíduos resultantes dos trabalhos desenvolvidos na atividade da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada semanalmente, consistindo no controlo de infestantes; rega sempre que necessário, através de ponto de água próximo. A horta encontra-se organizada em canteiros, de forma a promover a rotação de culturas: raíz/tubérculo; folhas/fruto, bem como procurando realizar as consociações favoráveis à biodiversidade e preservação do solo e no controlo de pragas e doenças. A repartição de tarefas eram cumpridas através do cumprimento de plano de manutenção elaborado semanalmente.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente procedeu-se a uma limpeza do solo, nomeadamente da vegetação espontânea existente, para tal, recorreu-se à utilização de uma capinadeira. A preparação do solo foi realizada por mobilização mecânica, com recurso a uma charrua de aivecas, realizando a incorporação de composto orgânico produzido na exploração. Procedeu-se também à regularização/nivelamento do solo com auxílio a uma grade de discos. A fertilização foi realizada por incorporação no solo do composto orgânico com recurso a um distribuidor de estrume.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada na EPACSB através dos resíduos vegetais da exploração e posteriormente misturada com dejetos sólidos de animais (estrume) resultante da atividade pecuária da escola (novilhas e vitelos). A utilização do estrume da espécie bovina, permite enriquecer o solo em matéria orgânica e auxiliar no processo de retenção de água no solo o que acaba por trazer outros benefícios importantes. O composto é armazenado em estrutura adequada, sendo arejada e estanque a este fim: nitreira, de forma a possibilitar que o referido composto seja curtido.. A nitreira sé uma estrutura que permite o armazenamento e o tratamento de estrume e que possui uma ligeira inclinação, permitindo assim, o escorrimento de efluentes líquidos vulgarmente conhecido como chorume.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sistema de rega por bombagem (água do poço)

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é realizada por observação visual direta e através dos meios de luta biológica (introdução de auxiliares das culturas).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

No caso das Couves, verificou-se ataque de aves (pombos), caracol, lesmas, percevejo da couve e lagarta da couve.
A forma de combate incidiu manualmente, na colheita das folhas atacadas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galináceos, Porcos da Índia, Coelhos anãos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Loja física/venda aberta a toda a comunidade/ Alimentação dos animais em cativeiro e aves através

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos: alguns dos produtos colhidos na horta biológica, servem para confecionar menus na cantina escolar da escola, bem como para promover workshops de degustação e participação ativa dos alunos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na Horta: a manutenção da horta biológica, é realizada por alunos dos cursos de produção agrícola, estando responsáveis pela realização de práticas culturais associadas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Loja Física/venda á Comunidade: A escola dispõe de uma loja, designada "Casa das Vendas", na qual se expõem os produtos oriundos da Horta pedagógica

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://agropecuarianaepacsb.blogspot.com/