As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Jardim de Infância Largo da Feira (Oliveira de Azeméis)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 7 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

10,80

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

É um jardim de infância, está tudo interligado.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

21

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias doam sementes, para se semear, ou plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças aprendem a semear, plantar, regar e cuidar das plantas de forma responsável, sem usar produtos químicos, e incentivam os pais a consumir produtos biológicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os adultos distribuem as tarefas, ficando as crianças encarregues, sob a supervisão dos adultos, de semear, plantar, regar, observar o seu crescimento e colher as plantas ou os frutos das árvores.

7. Como é feita a preparação do solo?

A terra é sachada pelos adultos, sem utilização de adubos, muitas vezes pomos restos do café. As crianças tiram as ervas sempre que podem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Legumes, ervas aromáticas e flores. Num dos pneus temos cebolinho que convive com uma macieira. Em outro temos framboesas que convivem com sardinheiras. As morangueiras estão associadas a flores.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita a recolha da água da chuva para baldes e seu armazenamento em garrafões. Quando o tempo está quente rega-se com essa água. A rega é feita, sempre que possível, da parte da manhã antes das 9 horas e pelas crianças.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

As crianças acompanhadas por um adulto vão frequentemente observar as plantas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Apanha e prova da fruta das nossas árvores e plantas (maçãs, framboesas e morangos).

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta: foram feitas várias, de cada vez que se fazia a sementeira, ou a plantação das árvores, legumes e flores, explicava-se às crianças a constituição das plantas (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e o seu desenvolvimento. As crianças observavam o crescimento das mesmas e faziam o seu registo pictográfico.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Todas as crianças semearam ervilhas e favas que, devido ao mau tempo e a termos ficado em confinamento, não se desenvolveram muito. No entanto todas conseguiram levar para casa uma vagem com ervilhas que as mães cozinharam.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Depois de terem cuidado da nossa planta de framboesas as crianças apanharam-nas com alegria e provaram-nas com prazer.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Aprendizagem em grupo e em contacto direto com a natureza.

15.1. Link para a página da horta: