saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há cerca de 7 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
10,80
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
É um jardim de infância, está tudo interligado.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
21
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias doam sementes, para se semear, ou plantas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
As crianças aprendem a semear, plantar, regar e cuidar das plantas de forma responsável, sem usar produtos químicos, e incentivam os pais a consumir produtos biológicos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os adultos distribuem as tarefas, ficando as crianças encarregues, sob a supervisão dos adultos, de semear, plantar, regar, observar o seu crescimento e colher as plantas ou os frutos das árvores.
7. Como é feita a preparação do solo?
A terra é sachada pelos adultos, sem utilização de adubos, muitas vezes pomos restos do café. As crianças tiram as ervas sempre que podem.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Legumes, ervas aromáticas e flores. Num dos pneus temos cebolinho que convive com uma macieira. Em outro temos framboesas que convivem com sardinheiras. As morangueiras estão associadas a flores.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
É feita a recolha da água da chuva para baldes e seu armazenamento em garrafões. Quando o tempo está quente rega-se com essa água. A rega é feita, sempre que possível, da parte da manhã antes das 9 horas e pelas crianças.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
As crianças acompanhadas por um adulto vão frequentemente observar as plantas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Apanha e prova da fruta das nossas árvores e plantas (maçãs, framboesas e morangos).
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Aulas na horta: foram feitas várias, de cada vez que se fazia a sementeira, ou a plantação das árvores, legumes e flores, explicava-se às crianças a constituição das plantas (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e o seu desenvolvimento. As crianças observavam o crescimento das mesmas e faziam o seu registo pictográfico.
Atividade 2:
Descrição:
Todas as crianças semearam ervilhas e favas que, devido ao mau tempo e a termos ficado em confinamento, não se desenvolveram muito. No entanto todas conseguiram levar para casa uma vagem com ervilhas que as mães cozinharam.
Atividade 3:
Descrição:
Depois de terem cuidado da nossa planta de framboesas as crianças apanharam-nas com alegria e provaram-nas com prazer.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Aprendizagem em grupo e em contacto direto com a natureza.
15.1. Link para a página da horta: