As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB/JI de Bustelo (Oliveira de Azeméis)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

existe há 2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

20m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área do Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

32

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Disponibilizaram-se para oferecer flores para decorar o jardim e suculentas para os canteiros.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As alfaces e cenouras colhidas foram consumidas na hora da refeição.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As crianças vão semanalmente ( 2 vezes por semana) regar a horta ao fim da tarde.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e fertilização ficou ao encargo de uma funcionária, mas as crianças ajudam a retirar as ervas daninhas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As alfaces ficaram ao lado das cenouras ( dois carreiros). Atrás, junto à rede estão os tomateiros. Do lado oposto ficaram os feijoeiros e favas.
Junto à cerca aparecem os morangos rasteiros e a salsa.
No outro lado da horta ( dividido pela cerca) encontra-se o jardim de flores decorativo.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Se chover, a água é recolhida em baldes para aproveitamento. Mais tarde é utilizada para as regas.
A horta é regada 2 ou 3 vezes por semana ao fim da tarde.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ainda não foi feita.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Na favas. Foi recente. Ainda não foi combatida.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Utilizamos as alfaces para consumo na hora do almoço. Os morangos que amadureceram também foram recolhidos e dados a provar aos alunos. As cenouras foram recolhidas esta semana e acompanharam a salada, no almoço.
Houve oportunidade de lermos uma história junto à horta, na semana da leitura e cantamos canções.
As crianças também desenharam a horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: