As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola EB 2,3 Roque Gameiro (antiga EB 2º e 3º ciclos Roque Gameiro) (Amadora)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Pode parecer pouco importante mas no tempo de pandemia que vivemos é uma mais valia para todos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Quase todo o trabalho é feito pelas duas funcionárias e professoras que, apesar das limitações, se negam a abandonar o projeto.
Os alunos, devido ao plano de contingência, estão confinados à sua "bolha".
Só raramente, 2 ou 3 alunos do Eco-Escolas, pedem dispensa das aulas de substituição e vão trabalhar na horta ou recolher alguma coisa (couves, alfaces...) para levar para casa.
Felizmente, no 3º período voltou um pouco de normalidade e os alunos já vão em grupos pequenos, regar ou fazer várias tarefas.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Por exemplo a farinha e cascas de ovos nas couves para afastar as lagartas.
Resultou muito bem para o pulgão, pulverizar com chorume de urtigas, a solução de sabão azul e branco diluído em água..
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A colocação nos respetivos lugares foi uma espécie de concurso para ver se reconheciam a planta.
Os alunos vivem em ambiente urbano e o desconhecimento foi evidente!
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Muitas turmas, além de flores, resolveram semear plantas de horta, tal como tomate, pimentos, chou-chou e ervas aromáticas.
Temos assim várias mini-hortas que podem continuar a ser cultivadas pelas turmas visto estarem dentro do espaço da sua "bolha". Tem sido uma boa alternativa e permite que os alunos acompanhem o crescimento das plantas.
15.1. Link para a página da horta: