As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1/PE da Assomada (Santa Cruz)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

11

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Curriculares de 4º ano, salas do pré-escolar e clubes

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Consciência ambiental, compreensão sobre a agricultura, usar as ervas de chá para os alunos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É feita por turmas, e dentro de cada turma semanalmente as tarefas são rotativas

7. Como é feita a preparação do solo?

Com limpeza e fertilização natural

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Muitas árvores de fruta, ervas aromáticas, ervas de chá e alguns legumes.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feito um calendário semanal que depois é gerido de acordo com a necessidade tendo em conta o clima

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Limpeza - manutenção
Durante todo o ano letivo, várias turmas divididas em pequenos grupos, semanalmente fazia a limpeza e manutenção e rega dos espaços da horta.
O Professor Norberto acompanhava os alunos neste processo.
A horta do pré escolar esteve à responsabilidade das educadoras e suas crianças que sempre que necessário, em pequenos grupos faziam a manutenção do espaço, assim como a rega.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Horta Sala Azul - Alfaces
Esta foi uma atividade do agrado das crianças, não só da Sala Azul que foi a responsável, como também de toda a comunidade que frequentemente visitava aquele espaço para ver o desenvolvimento das Alfaces.
Desde a preparação do terreno, plantação, retirar as ervas, regá-las, elaborar a etiqueta e finalmente recolhe--las, todo este processo foi feito pelas 23 crianças e pessoal docente e não docente. Não foi estabelecido um calendário ou horário para a horta, não tinha dia especifico, foi organizado de acordo com a necessidade. De referir que todas as crianças em diferentes momentos participaram nesta atividade.
Quando as alfaces já tinham atingido o tamanho ideal, cada criança levou uma alface para casa, pois não é possível consumi-la na escola, e desta forma a família disfrutou um pouco do "Projeto".
Depois da recolha das alfaces foram plantados feijoeiros, que tinham pertencido a um projeto de germinação na sala.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Etiquetagem
Com a colaboração de um Encarregado de Educação que forneceu as placas de madeira, a Educadora Elsa ajudou desde a pesquisa com o nome das diferentes árvores até à criação das placas, escrever os nomes, envernizar e furar.
Depois de um trabalho com as crianças sobre as diferentes árvores, desde o nome, características e curiosidades e outros aspetos, crianças de diferentes anos escolares colocaram as placas nas referidas árvores.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Este é um espaço que além de sensibilizar para a consciência ambiental também possibilita o contacto com a natureza, que para algumas crianças é a única oportunidade de ter experiencias com a terra e ver a evolução das plantações.
É também neste espaço que são feitas aulas de Expressão plástica, onde as crianças representam graficamente a horta ou alguns elementos dela.
Aqui também foi realizado momentos de relaxamentos e atividades específicas de contato com a natureza.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/watch/?v=531913881509485