As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola EB1/PE da Assomada (Santa Cruz)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Durante todo o ano letivo, várias turmas divididas em pequenos grupos, semanalmente fazia a limpeza e manutenção e rega dos espaços da horta.
O Professor Norberto acompanhava os alunos neste processo.
A horta do pré escolar esteve à responsabilidade das educadoras e suas crianças que sempre que necessário, em pequenos grupos faziam a manutenção do espaço, assim como a rega.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Esta foi uma atividade do agrado das crianças, não só da Sala Azul que foi a responsável, como também de toda a comunidade que frequentemente visitava aquele espaço para ver o desenvolvimento das Alfaces.
Desde a preparação do terreno, plantação, retirar as ervas, regá-las, elaborar a etiqueta e finalmente recolhe--las, todo este processo foi feito pelas 23 crianças e pessoal docente e não docente. Não foi estabelecido um calendário ou horário para a horta, não tinha dia especifico, foi organizado de acordo com a necessidade. De referir que todas as crianças em diferentes momentos participaram nesta atividade.
Quando as alfaces já tinham atingido o tamanho ideal, cada criança levou uma alface para casa, pois não é possível consumi-la na escola, e desta forma a família disfrutou um pouco do "Projeto".
Depois da recolha das alfaces foram plantados feijoeiros, que tinham pertencido a um projeto de germinação na sala.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Com a colaboração de um Encarregado de Educação que forneceu as placas de madeira, a Educadora Elsa ajudou desde a pesquisa com o nome das diferentes árvores até à criação das placas, escrever os nomes, envernizar e furar.
Depois de um trabalho com as crianças sobre as diferentes árvores, desde o nome, características e curiosidades e outros aspetos, crianças de diferentes anos escolares colocaram as placas nas referidas árvores.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
É também neste espaço que são feitas aulas de Expressão plástica, onde as crianças representam graficamente a horta ou alguns elementos dela.
Aqui também foi realizado momentos de relaxamentos e atividades específicas de contato com a natureza.
15.1. Link para a página da horta: