saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 4 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
Aproximadamente 50 m².
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
6
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências Naturais, Matemática e Cidadania e Desenvolvimento.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
30
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Os pais e/ou encarregados de educação contribuem com alguns materiais, plantas e ideias. Eles participam quando são solicitados ou quando os seus educandos pedem ajuda para a realização de algumas tarefas que envolvam a horta ou o jardim.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta, o jardim e as aromáticas são espaços que os alunos gostam de apreciar. Eles são curiosos e gostam de mexer na terra, semear algumas espécies de vegetais conhecidas e desconhecidas, sentem que precisam de acompanhar e cuidar das suas plantas. Fazem registos fotográficos da sua evolução e ficam deslumbrados quando algumas plantas entram em floração (ex. da faveira, da ervilheira, morangueiro e árvores de fruto) e ficam felizes quando aparecem os primeiros frutos. Os pais quando têm de ir à escola aproveitam para visitar a horta que os filhos lhes falam. Este ano letivo também o apoio dos pais não foi o desejado, uma vez que pouco vão à escola. Os professores, funcionários e membros da direção elogiam e apoiam este projeto. Algumas aulas práticas são realizadas na horta e no jardim.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta, o jardim e as aromáticas (em 7 pneus reutilizados e a espiral das aromáticas) é organizada pelo essencialmente pelo Clube do Ambiente da escola e por duas professoras responsáveis (coordenadora do Programa Eco-Escolas e professora de Ciências Naturais). Outros alunos e professores também colaboram mas com menos tempo. No início da ano delineamos algumas atividades (sementeiras e plantações) a realizar, mas depois vamos fazendo consoante os desafios propostos pela Eco-Escolas, ou outras sugestões dados pelos membros do Conselho Eco-Escolas. A manutenção é feita ao longo do ano letivo, este ano sem grande parte do 2º período na escola. São realizadas mondas manuais às ervas daninhas, pequenas sachas e regas. No início das sessões do Clube os alunos distribuem-se por grupos de trabalho, rodando as tarefas nas sessões, como é o caso da rega. Por vezes fica o grupo todo no mesmo trabalho, como é o caso das mondas nos canteiros todos. Também pode acontecer alguma turma estar destinada ir executar alguma atividade à horta, como seja alguma sementeira, para verificação da percentagem de germinação ou a influência de alguns fatores abióticos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Os canteiros destinados à horta, jardim e aromáticas são limpos manualmente pelos alunos, professores e alguns funcionários no início do ano letivo. Há sempre alunos novos a conhecerem o espaço. Por vezes é adicionada terra escura à terra existente. Com o auxílio de pequenas enxadas, ancinhos e outros materiais o solo é revolvido, misturando-se assim os diferentes materiais de modo a proporcionar um bom substrato às novas plantas. A fertilização é feita à base do fertilizante proveniente do nosso compostor e de composto orgânico cedido pela Escola Superior Agrária de Santarém ou um outro agricultor particular. As plantações, sementeiras, mondas, regas e colheitas são da responsabilidade do Clube do Ambiente. Por vezes os funcionários dão uma ajuda.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
O compostor foi construído com paletes que nos foram cedidas por um hipermercado local. Este encontra-se numa zona térrea e semanalmente os desperdícios alimentares da cantina da escola são lá depositados pelos alunos que se distribuem ao longo das semanas. A relva que é cortada em alguns canteiros também é depositada no compostor, bem como a folhagem das árvores que cai sobre os pátios e outros espaços.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Este ano foi feita uma consociação num canteiro com espinafres, acelgas, ervilhas e alhos. Num outro canteiro foi feita com couve galega e alfaces. Neste caso, as alfaces não se desenvolveram muito bem, provavelmente porque a couve é uma cultura que absorve muito os nutrientes do solo e a alface não consegue competir com ela, relativamente ao alimento e à água. Ainda num outro canteiro, plantamos tomateiros e pimenteiros.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita com água da rede pública, pois ainda não temos um sistema de aproveitamento das águas das chuvas, o que seria de toda a conveniência possuirmos.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
É feita a monitorização de pragas doenças de um modo geral nas culturas. O Clube do Ambiente uma duas vezes por mês fiscaliza não só as hortícolas, como também outras espécies vegetais existentes na escola. Dentro do mundo vegetal, temos encontrado além de ervas daninhas próprias das hortas, algumas espécies invasoras, como sejam as canas e as silvas. No mundo animal, são mais frequentes os afídeos, lagartas, caracóis e lesmas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Por vezes surgem algumas pragas na horta como é o caso de ervas daninhas, de lagartas, alguns afídeos, caracóis e lesmas. Não se usam pesticidas nem herbicidas. As eras são retiradas à mão, dado que a área é pequena. Com as pragas de origem animal, no caso da lagarta da couve, se o número for reduzido retiram-se manualmente. Usamos por vezes algumas receitas caseiras como a borra do café, cal ou cascas de ovos partidas em fragmentos muito pequenos e solução de sabão azul e branco.
Este ano apareceu um ninho de vespas asiáticas na zona mais florestal que a escola tem. Foi comunicado ao Município que tratou de enviar alguém entendido no seu combate.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A atividade contou com os alunos do Clube do Ambiente (13 alunos), 3 professoras e 1 a 2 auxiliares e 1 cozinheira. Este ano, dada a situação atípica que tivemos sem a presença nas escolas no 2º período, foi mais difícil desenvolver as atividades na horta e consequentemente na cantina. No entanto, aproveitamos as 4 colheitas das favas para 2 delas serem usadas na cantina da escola (em sopa), as outras foram distribuídas por professoras e auxiliares. As alfaces, algumas couves, espinafres, acelgas e ervilhas foram consumidos por auxiliares durante o 2º período e na cantina já 3º período. As ervas aromáticas são utilizadas na cantina ao longo do ano (temos salsa, coentros, hortelã, poejo, alecrim, tomilho, segurelha, sálvia, orégãos) e para fazer chá na sala de professores (caso dos poejo e erva cidreira).
Atividade 2:
Descrição:
Este período realizou-se um concurso que envolveu o espaço escolar exterior, onde se situa a horta, jardins, espiral de aromáticas e zona florestal. Foi um caça ao tesouro, envolvendo 48 alunos alunos da escola, havendo um total de 16 equipas de três alunos cada uma. As questões do concurso eram todas de caracter ambiental e algumas delas procurando as respostas na horta, nas aromáticas, no jardim e nas árvores da escola. Desde nomes científicos, fisiologia vegetal, aplicações de plantas, recolha de pequenas partes de plantas, passando pela função de compostor. Foi uma atividade de grande sucesso e os alunos manifestaram grande entusiasmo e interesse. Os professores envolvidos (4) dinamizaram a atividade e alguns auxiliares deram apoio. Todos receberam um certificado de participação e três prémios para a equipa vencedora.
Atividade 3:
Descrição:
A horta é importante para as aulas, nomeadamente para as aulas de Ciências Naturais, Matemática e Cidadania. Nas aulas de Ciências realizam-se sementeiras para verificar a taxa de germinação das sementes, observar o desenvolvimento da nova planta, o seu crescimento, a floração e aos órgãos de reprodução nas flores. Na foto 3 representa uma aula dada na horta pela Diretora da Escola, mostrando o ninho de vespas asiáticas e o modo como elas se desenvolvem e a diferença entre as outras abelhas. Nas aula de Matemática fazem-se medições às dimensões dos canteiros, determinam-se áreas e calculam-se volumes. Em Cidadania promovem-se medidas de sustentabilidade, ao nível da agricultura biológica e do consumo de água.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Este ano, à semelhança do ano anterior devido à situação de pandemia pelo Covid-19, veio dificultar o cultivo e os cuidados com algumas culturas na horta. Houve atrasos nas plantações de tomateiros e pimenteiros; na sementeira da batata e outras não se chegaram a realizar, como foi a sementeira da melancia, melão e courgetes.
As ervas aromáticas permaneceram no solo sem que houvesse grandes perdas, bastou fazer a monda, a poda em algumas. No entanto, os coentros não resistiram e morreram, plantando-se mais tarde.
15.1. Link para a página da horta:
facebook (Global Action Days)