As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Instituto Vaz Serra (Sertã)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo de 2007/2008

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 40 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Físico-Química, Ciências Naturais e Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Colaboram através da oferta de sementes aquando das respetivas sementeiras.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Apesar de a Escola estar inserida em meio rural, alguns dos alunos não têm contacto direto com atividades agrícolas. A horta constitui assim uma oportunidade para contacto com o ciclo de vidas das plantas e com as tarefas agrícolas básicas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os dias vai um aluno conforme a escala realizada por semana, de forma a todo o grupo ser envolvido em tarefas de manutenção da horta para assegurar a rega e outros cuidados prioritários.

7. Como é feita a preparação do solo?

Preparação prévia da terra, cavando-se e enterrando a erva para que esta seja decomposta servindo de fertilizante natural. De seguida são preparados os canteiros onde é semeada/plantada cada uma das espécies em cultivo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os resíduos da cantina, folhagens do jardim, ervas daninhas arrancas e da relva cortada.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, favas, ervilhas,abóboras, tomate, alface, feijão-verde e ervas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na época do ano em que a chuva ainda é escassa, assegura-se a água necessária através das águas
pluviais que são recolhidas em vasilhas para o efeito. Só depois de esgotada essa água é que se recorre a água canalizada.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Por observação direta com acompanhamento das professoras de Ciências Naturais, de Físico-Química e do Funcionário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A sopa da cantina foi feita com produtos recolhidos da horta e comida ao almoço na refeição da escola.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Duas aulas de Ciências do 5º e do 6º anos foram realizadas na horta. Uma foi a semear feijões e outra foi a observar os feijões já nascidos e comparar com as figuras do livro.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: