saber mais sobre a nossa horta bio
			 				            
                questionário
				                        
                            1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
                            Existe uma horta na escola desde 2009.
                         
						                        
                            2. Área aproximada da horta (m²):
                            5
                         
						                        3. Quem trata da horta?
						                        
                            3.1. N.º de professores envolvidos:
                            3
                         
						                        
                            3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
                            Jardinagem
                         
						                        
                            3.3. N.º de alunos envolvidos:
                            5
                         
						                        
                            3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
                            1
                         
						                         
                            4. As famílias são envolvidas?
                            
                         
						                        
                            4.1. Como e com que frequência?
                            
                         
						                         
                            5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
                            Contribuiu para que os alunos se consciencializassem da importância da agricultura biológica, encararem como uma oportunidade de aprender uma profissão e de aprender competências relacionadas com a área. A comunidade educativa no seu geral, ficou mais sensibilizada para a agricultura e sua importância, dando primazia ao cultivo biológico e à não utilização de pesticidas.
                         
						                        
                            6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
                            Cada aluno é responsável pela manutenção e cultivo de uma parte do terren0. Ao longo da semana, de acordo com as horas estipuladas no horário para a Jardinagem, é realizada a manutenção da horta pelos alunos e professores de Educação Especial, sendo que nos períodos de interrupção letiva é um auxiliar que fica responsável por tomar conta da horta. Uma vez por semana (sexta-feira), existe um funcionário da CMTV que também ajuda, trazendo sementes e plantas pequenas e dando auxílio tecnicamente nos procedimentos e no manuseamento dos utensílios e instrumentos de agricultura.
                         
						                        
                            7. Como é feita a preparação do solo?
                            No início foi efetuada a limpeza do terreno com moto-enxada. Ao longo do ano o terreno foi mantido através de enxada e ancinho, sendo removidas as ervas daninhas e preparado o espaço para o cultivo. Foi regado com consistência e fertilizado com o composto produzido no compostor, bem como com terra concedida pela CMTV para o mesmo efeito.
                         
						                        
						                        
                            8.1. Se sim, como e com que materiais?
                            Utilizámos como compostor três recipientes grandes e largos em madeira, resultantes da participação da escola no Projeto "Devolver à Terra". Neles, depois de colocarmos pequenos paus e madeiras de modo a criar condições para haver arejamento, adicionámos restos de fruta e vegetais, bem como ervas e plantas secas e/ou partidas. Tentou-se alternar sempre uma camada de elementos verdes com outra de elementos castanho. É efetuada a recolha de resíduos orgânicos no refeitório e no bar da escola (borras de café e chá).
                         
						                         
                            9. Quais as culturas / consociações instaladas?
                            Plantaram-se essencialmente alfaces, courgetes, couves, pimentos, realizaram-se algumas sementeiras de plantas ornamentais e manteve-se o cantinho das aromáticas. Este ano, fruto de um projeto desenvolvido com a CMTV "Ajuda-me a ajudar-te" foram plantadas algumas espécies que atraem animais amigos da horta e que afastam os indesejados, como sálvia, milefólio, santolina, esteva e arruda.
                         
						                        
                            10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
                            
								                            
                         
						                        
                            11. É feita recolha da água da chuva?
                            
                         
						                        
                            11.1. Como é feita a gestão da rega?
                            A rega é realizada pelos alunos recorrendo para tal a uma torneira localizada junto ao local da horta.
                         
						                         12. Monitorização de pragas e doenças:
						                        
                            12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
                            Sim. Através da observação efetuada pelos alunos e professores.
                         
						                        
                            12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
                            
                         
						                        
                            12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
                            
                         
						                         
                            13. Existem animais de criação ligados à horta?
                            
                         
						                        
                            13.1. Se sim, que espécies?
                            
                         
						                         
                            14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
                            
								                                    
                                        Feira na escola                                    
									                                    
                                        Feira na comunidade                                    
									                                    
                                        Confecção de sopas e outros pratos                                    
									                                    
                                        Concursos                                    
									                                    
                                        Aulas na horta                                    
									                                    
                                        Outra                                    
									                             
                         
						                        
						                        
                            14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
                            
                         
						                        Atividade 1:
						                        
                            Descrição:
                            Aconteceu quinzenalmente entre abril e junho. Todos os alunos da educação especial colhiam os produtos e disponibilizavam-nos na sala de professores, para todos os professores e auxiliares que em troca davam donativos que mais tarde são utilizados para realizar atividades com os alunos. Todos aderiram com entusiasmo à atividade.
                         
						                        
						                         Atividade 2:
						                        
                            Descrição:
                            Foram efetuados dois espantalhos que foram utilizados para explorar outros conceitos relacionados com a leitura e interpretação do livro "O espantalho enamorado". De momento estão expostos num dos átrios da escola, posteriormente serão colocados na horta.
                         
						                        
						                         Atividade 3:
						                        
                            Descrição:
                            Construção e reconstrução do "Hotel de insetos",  manutenção do cantinho das aromáticas e do cantinho das plantas amigas da horta. Aproveitou-se o dia de aulas no exterior para a construção de um dos hotéis de insetos.
                         
						                        
						                         
                            15. Outros aspetos de realce da horta:
                            
                         
						                        
                            15.1. Link para a página da horta: