saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existe uma horta na escola desde 2009.
2. Área aproximada da horta (m²):
5
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Jardinagem
3.3. N.º de alunos envolvidos:
5
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Contribuiu para que os alunos se consciencializassem da importância da agricultura biológica, encararem como uma oportunidade de aprender uma profissão e de aprender competências relacionadas com a área. A comunidade educativa no seu geral, ficou mais sensibilizada para a agricultura e sua importância, dando primazia ao cultivo biológico e à não utilização de pesticidas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada aluno é responsável pela manutenção e cultivo de uma parte do terren0. Ao longo da semana, de acordo com as horas estipuladas no horário para a Jardinagem, é realizada a manutenção da horta pelos alunos e professores de Educação Especial, sendo que nos períodos de interrupção letiva é um auxiliar que fica responsável por tomar conta da horta. Uma vez por semana (sexta-feira), existe um funcionário da CMTV que também ajuda, trazendo sementes e plantas pequenas e dando auxílio tecnicamente nos procedimentos e no manuseamento dos utensílios e instrumentos de agricultura.
7. Como é feita a preparação do solo?
No início foi efetuada a limpeza do terreno com moto-enxada. Ao longo do ano o terreno foi mantido através de enxada e ancinho, sendo removidas as ervas daninhas e preparado o espaço para o cultivo. Foi regado com consistência e fertilizado com o composto produzido no compostor, bem como com terra concedida pela CMTV para o mesmo efeito.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Utilizámos como compostor três recipientes grandes e largos em madeira, resultantes da participação da escola no Projeto "Devolver à Terra". Neles, depois de colocarmos pequenos paus e madeiras de modo a criar condições para haver arejamento, adicionámos restos de fruta e vegetais, bem como ervas e plantas secas e/ou partidas. Tentou-se alternar sempre uma camada de elementos verdes com outra de elementos castanho. É efetuada a recolha de resíduos orgânicos no refeitório e no bar da escola (borras de café e chá).
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Plantaram-se essencialmente alfaces, courgetes, couves, pimentos, realizaram-se algumas sementeiras de plantas ornamentais e manteve-se o cantinho das aromáticas. Este ano, fruto de um projeto desenvolvido com a CMTV "Ajuda-me a ajudar-te" foram plantadas algumas espécies que atraem animais amigos da horta e que afastam os indesejados, como sálvia, milefólio, santolina, esteva e arruda.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é realizada pelos alunos recorrendo para tal a uma torneira localizada junto ao local da horta.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Através da observação efetuada pelos alunos e professores.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Aconteceu quinzenalmente entre abril e junho. Todos os alunos da educação especial colhiam os produtos e disponibilizavam-nos na sala de professores, para todos os professores e auxiliares que em troca davam donativos que mais tarde são utilizados para realizar atividades com os alunos. Todos aderiram com entusiasmo à atividade.
Atividade 2:
Descrição:
Foram efetuados dois espantalhos que foram utilizados para explorar outros conceitos relacionados com a leitura e interpretação do livro "O espantalho enamorado". De momento estão expostos num dos átrios da escola, posteriormente serão colocados na horta.
Atividade 3:
Descrição:
Construção e reconstrução do "Hotel de insetos", manutenção do cantinho das aromáticas e do cantinho das plantas amigas da horta. Aproveitou-se o dia de aulas no exterior para a construção de um dos hotéis de insetos.
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: