As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola Básica da Pontinha (Odivelas)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A repartição das tarefas varia conforme a atividade a desenvolver ( Uns plantam, outros regam , outros recolhem pedra e resíduos).
7. Como é feita a preparação do solo?
São utilizadas borras de café e estrume das ovelhas para fertilizar o solo.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem será iniciada no próximo ano letivo.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Há também um limoeiro, uma romãzeira e um marmeleiro.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Existe um projeto de turma iniciado, com a finalidade de obter a colaboração da Junta de Freguesia para a colocação de um sistema de recolha de águas da chuvas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
No âmbito de Matemática e Ciências Naturais de 5º ano. Foram abordados conteúdos como medição do perímetro e áreas, resolução de problemas, tipos de solos e biodiversidade animal e vegetal(Identificação de animais e plantas).
Realizaram as sementeiras em sala de aula e durante o ensino à distância e depois fizeram plantação das mesmas na horta: canteiros de ervas aromáticas, morangueiros, batata-doce e favas.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
A disciplina de Hortofloricultura, com quatro tempos semanais, é lecionada por um professor responsável que é coadjuvado pelas docentes do CAA e visa centrar os processos de ensino nos alunos, enquanto agentes ativos na construção do seu próprio conhecimento e privilegiar atividades práticas como parte integrante e fundamental do processo de aprendizagem.
Ao mesmo tempo que os alunos são chamados a participar nas sementeiras, plantações, regas e recolha de alimentos da horta pedagógica, são ensinados conteúdos curriculares como o ciclo de vida dos seres vivos; compreender o modo como ocorrem as trocas nutricionais; perceber a importância das plantas para a vida; relacionar fatores do ambiente (ar, luz, temperatura, água, solo) com condições indispensáveis a diferentes etapas da vida das plantas e dos animais; compreender que os seres vivos dependem uns dos outros, nomeadamente através de relações alimentares, e do meio físico, reconhecendo a importância da preservação da Natureza e consciencializar os alunos para a importância de comer alimentos saudáveis e biológicos.
Os alunos e professores do CAA dinamizam na horta pedagógica em simultâneo a disciplina de Hortofloricultura e o projeto «Biolinda».
A disciplina de Hortofloricultura, com quatro tempos semanais, é lecionada por um professor responsável que é coadjuvado pelas docentes do CAA e visa centrar os processos de ensino nos alunos, enquanto agentes ativos na construção do seu próprio conhecimento e privilegiar atividades práticas como parte integrante e fundamental do processo de aprendizagem.
Ao mesmo tempo que os alunos são chamados a participar nas sementeiras, plantações, regas e recolha de alimentos da horta pedagógica, são ensinados conteúdos curriculares como o ciclo de vida dos seres vivos; compreender o modo como ocorrem as trocas nutricionais; perceber a importância das plantas para a vida; relacionar fatores do ambiente (ar, luz, temperatura, água, solo) com condições indispensáveis a diferentes etapas da vida das plantas e dos animais; compreender que os seres vivos dependem uns dos outros, nomeadamente através de relações alimentares, e do meio físico, reconhecendo a importância da preservação da Natureza e consciencializar os alunos para a importância de comer alimentos saudáveis e biológicos.
No Projeto «Biolinda» é desenvolvida a sensibilidade estética e artística, os alunos são motivados para a participação individual ou em grupo e são incentivados a decorar a horta pedagógica de forma criativa.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Os alunos realizaram pesquisas na internet sobre animais benéficos e prejudiciais à horta.
Posteriormente, visitaram a horta para ver as espécies de animais que aí poderiam encontrar. Tiraram algumas fotografias e depois fizeram o respetivo desenho.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: