saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe na escola há 3 anos e meio.
2. Área aproximada da horta (m²):
16m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ambiente e Desenvolvimento Rural (ADR) e Técnicas de Acolhimento e Animação (TAA)
3.3. N.º de alunos envolvidos:
10
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos aprenderam sobre como funciona uma horta biológica e as técnicas utilizadas, ficaram também conscientes dos processos associados ao produto agrícola e ao tempo de produção. Também foi com esta atividade que surgiu a necessidade de associar à escola uma rede de produtores locais - para futura venda dos seus produtos junto da comunidade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As tarefas são divididas de acordo com as atividades/trabalhos necessários, havendo uma escala entre os alunos.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo é feita uma limpeza à erva e de seguida é lavrada.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Já existia na horta um compositor orgânico. Este foi aproveitado para a horta, fazendo a decomposição dos resíduos vegetais da mesma.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas instaladas são: Alface verde, alface roxa, couve brócolo, couve flor, couve repolho, couve galega, cebola, nabo, favas e alguns morangueiros. Foram também semeadas algumas plantas aromáticas, como tomilho, anis, hortelã pimenta, hortelã menta, salsa, coentros e manjericão.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Regar nas horas mais frescas - de manhã ou ao fim do dia e só se rega quando as espécies cultivadas o necessitarem.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização de pragas e doenças foi feita todas as vezes que se foi à horta através da observação das espécies cultivadas, se estavam com a desenvolvimento adequado, se havia pragas nas plantas e se estavam com a cor certa para a espécie.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Foram realizadas 5 aulas na horta onde estiveram envolvidos 10 alunos do Curso Profissional Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural, todos os alunos participaram na limpeza da horta e na organização, tendo sido repartidas tarefas pelos alunos. Através destas aulas práticas, os alunos aumentaram os seus conhecimentos sobre como funciona uma horta biológica e as técnicas utilizadas. As dificuldades encontradas estão indiretamente relacionadas com a pandemia, uma vez que esta tirou tempo dedicado à mesma, especificamente no que toca às medidas de proteção individual.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Nesta horta existe uma estufa onde são feitas as sementeiras em pequenas caixas, estando assim estas protegidas dos animais e insetos, assim como, das radiações solares mais fortes.
15.1. Link para a página da horta: