As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1/PE de Vale e Cova do Pico (Ponta do Sol)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Aproximadamente 4 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Biblioteca

3.3. N.º de alunos envolvidos:

57

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias, como não podem entrar na escola nesta altura, enviam plantas para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Todos os professores veem com os seus alunos à horta observar as plantas.
Os alunos adoram vir à horta, plantar, regar, colher os produtos e também apanhar as ervas daninhas.
Todos os alunos conhecem as plantas da horta e gostam muito de observar o crescimento das plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as semanas, uma vez ou duas, as turmas, na aula de biblioteca vão á vez à horta apanhar os produtos, apanhar ervas daninhas e regar. Nesse dia também observamos quais os produtos que estão a terminar e fazemos sementeira, se tivermos sementes. Caso não, pedimos plantas aos grémios locais.
Durante os tempos mais quentes, as funcionárias regam as plantas no período da manhã.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita pelos alunos. A mobilização dos solos e a fertilização é feita por um jardineiro pertencente à delegação escolar. Este trabalho é feito pelo jardineiro, pois requer maior força de braços. Mas nesta ocasião os alunos observam como é feito e colaboram naquilo que lhes é pedido.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um compostor concedido pela Águas e Resíduos da Madeira. Lá dentro colocamos restos de cascas de comer, cascas de ovo, folhas recolhidas no chão. Também colocamos pequenas porções de terra.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos alfaces com couve e feijão.
Cenoura com acelgas e tomate.
Temos feijão, acelga e milho.
Junto destas plantas e de outras temos cravos de tunes que são bons para afugentar bichinhos maus para os tomateiros

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A Horta é regada durante o período da manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim é feita a monitorização. Todas as semanas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

O pulgão, as lagartas, lesmas e caracóis.
O pulgão foi combatido com óleo de neem e sabão biológico. Um encarregado de educação, dono de um grémio também forneceu umas iscas biológicas para combater as lesmas, lagartas e caracóis.
Correu tudo muito bem e tivemos sucesso.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Venda de produtos

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos
Foram feitas muitas sopas durante o ano. Todos os alunos a comem, assim como os professores quando almoçam na escola. Os alunos colhem os produtos num dia para que no outro dia seja feita a sopa. Acho importante , e os alunos também porque sabem que os produtos que estão a consumir são livres de pesticidas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta
Os professores, durante o ano visitam a horta para melhor conhecer as plantas, tipo de folhas, tipos de raízes e seus benefícios.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Venda de produtos
Durante todo o ano é feita a venda de produtos da horta. Todos professores compram os produtos que ali são produzidos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta proporciona uma bela entrada na escola. Dá uma bela imagem da escola.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/vale.pico.716