As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola EB1/PE de Vale e Cova do Pico (Ponta do Sol)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos adoram vir à horta, plantar, regar, colher os produtos e também apanhar as ervas daninhas.
Todos os alunos conhecem as plantas da horta e gostam muito de observar o crescimento das plantas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Durante os tempos mais quentes, as funcionárias regam as plantas no período da manhã.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Cenoura com acelgas e tomate.
Temos feijão, acelga e milho.
Junto destas plantas e de outras temos cravos de tunes que são bons para afugentar bichinhos maus para os tomateiros
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
O pulgão foi combatido com óleo de neem e sabão biológico. Um encarregado de educação, dono de um grémio também forneceu umas iscas biológicas para combater as lesmas, lagartas e caracóis.
Correu tudo muito bem e tivemos sucesso.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Foram feitas muitas sopas durante o ano. Todos os alunos a comem, assim como os professores quando almoçam na escola. Os alunos colhem os produtos num dia para que no outro dia seja feita a sopa. Acho importante , e os alunos também porque sabem que os produtos que estão a consumir são livres de pesticidas.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os professores, durante o ano visitam a horta para melhor conhecer as plantas, tipo de folhas, tipos de raízes e seus benefícios.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Durante todo o ano é feita a venda de produtos da horta. Todos professores compram os produtos que ali são produzidos.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: