As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1 Nº 6 de Setúbal (Setúbal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Teve início este ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

Horta de pequena dimensão, realizada em caixas e garrafões, uma vez que não tivemos apoios para a realização de uma horta em canteiros.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, Estudo do Meio e Matemática.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

68

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada por uma turma de 4º ano e uma de 1º ano. A turma de 4º ano elaborou um registo diário da manutenção e rega do seu espaço. A turma do 1º ano faz registo icónico da evolução/crescimento da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A horta foi realizada em caixas de esferovite e em garrafões uma vez que não houve apoios para a realização de canteiros.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomateiros, alfaces, rabanetes, cenouras, morangueiros, batata e abóbora.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos diariamente, com exceção dos dias em que chove, regam a horta com auxílio de um regador, retirando a água de um contentor da recolha da água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foi dada uma aula em parceria com duas turmas, 1º B e 2º B, onde os alunos observaram as diferentes partes de uma planta e os diferentes rebentos que ia ser plantados.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Desenho do croqui da horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

No dia 28 e 29 de maio, a turma MB4A descobriu que os rabanetes estavam infestados por formigas. Apanharam seis rabanete, dois dos quais estavam comidos pelas formigas. Os alunos pesaram os rabanetes e provaram os mesmos. Alguns alunos gostaram dos rabanetes, outros nem por isso!
Aproveitaram para calcular o volume dos vasos e descobrir quantos litros de terra levava cada vaso. Também resolveram problemas relacionados com o peso dos rabanetes.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é de pequenas dimensões, no entanto já foi elaborado um projeto para a reabilitação de um espaço existente onde em tempos existiu uma horta. O mesmo não foi aceite.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/www.aelt.org/photos/a.1009796852429275/3884618184947113/