As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola Básica Professor João Cónim (Lagoa (Algarve))
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
O estudo das pragas que poderiam aparecer na horta, despertou o interesse dos alunos por insetos e os seus ciclos de vida.
Prevemos que a construção da horta possa ter impacto no prosseguimento de estudos por parte dos alunos na área da agronomia ou agricultura.
Despertámos os alunos para uma consciência ecológica com a agricultura sustentável e preservação dos solos.
Sensibilização dos alunos para o facto de não utilizarmos produtos fitofarmacêuticos, logo os alimentos são mais saudáveis.
Venda de alguns produtos hortícolas no seio da comunidade escolar
Foram realizadas visitas de estudo à horta, dando a conhecer a outros alunos e professores o que estava plantado e qual a sua manutenção.
Envolvimento de funcionários do refeitório escolar na concretização da compostagem, participando no projeto "Devolver à Terra".
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Houve a integração nas atividades da horta de alunos com necessidades educativas especiais, com medidas adicionais, visando este ser um projeto inclusivo.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita no interior de 3 compostores de madeira instalados na proximidade da horta, ao abrigo do programa devolver à terra. No seu interior são colocados restos do refeitório escolar (como cascas de batata, cascas de fruta, hastes dos legumes, cascas de cenoura, e demais excedentes crus da confeção dos alimentos, cascas de ovos, borras de café), mas também aparas do corte da relva, da poda e da manutenção dos jardins.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Utilizou-se o meio de luta física.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: